Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Dinâmica do Espaço Rural

Código

711041071

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Firmino

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a.Compreender o conceito de espaço rural;
b.Justificar a diversidade de abordagens disciplinares no estudo da complexidade do espaço rural;
c.Reflectir sobre a importância da diversidade de perspectivas para a protecção dos valores intrínsecos do espaço rural;
d.Dominar os conhecimentos básicos da Política Agrícola Comum e articulá-los com a situação real de Portugal;
e.Discutir a validade de modelos alternativos de produção agrícola;
f.Reconhecer estratégias para a dinamização do espaço rural;
g.Avaliar de forma crítica diferentes representações do espaço;
h.Analisar o significado das relações espaciais entre a cidade e o campo;
i.Desenvolver relatórios técnicos com base numa abordagem holística do espaço rural;
j.Revelar capacidade de análise e de síntese na aplicação dos conhecimentos adquiridos;

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

(1) Definição dos conceitos de espaço rural e de paisagem global.(2) Multifuncionalidade das áreas rurais. (3) Condicionalismos e potencialidades edafo-climáticas de Portugal: solos e capacidades de uso; produção agrícola e clima. (4) Agricultura e mudanças no uso dos solos: impactes ambientais e paisagísticos. (5) Agricultura e evolução tecnológica: da revolução verde à revolução biotecnológica. 6) Ética Ambiental, Social e Económica: introdução a sistemas de produção alternativos (protecção integrada, agricultura biológica, bio-dinâmica e permacultura). (8) Políticas de desenvolvimento e protecção do mundo rural: instrumentos de apoio à dinamização do espaço rural.

Bibliografia

De SILGUY, Catherine, Introdução à Agricultura Biológica – fundamentos e realidades, Publicações Europa-América, Colecção Euroagro, Mem Martins, 2004, pp. 7-133;
DOWLER, Elizabeth; FINER Catherine Jones, The Welfare of Food – rights and responsibilities in a changing world,Oxford, Blackwell Publishing, 2003, pp. 1-69;
DGOT-DU, Paisagem, DGOTDU, Lisboa, 1994, pp. 13-136;
FIRMINO, Ana, Desenvolvimento Sustentável: a aliança entre a Natureza e o bom senso, in GeoInova nº 1 -2000, UNL, Lisboa, 2000, pp.115-127.
WOODS, Michael, Rural Geography, Londres, Sage Publications, 2005, pp. 1-125.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas (debate).

Método de avaliação

A cada aluno é exigida:
- a leitura de um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
- a realização de um trabalho teórico-prático de cerca de 15-20 páginas (trabalho de grupo, até 3 participantes)
- a apresentação oral do trabalho teórico-prático.

Cursos