Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Planeamento Territorial em Portugal

Código

711041073

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

6

Professor responsável

João Figueira de Sousa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer a estrutura político-administrativa em Portugal e a sua relação com a prática do planeamento territorial;
b) Compreender o sistema de planeamento territorial em Portugal;
c) Dominar os instrumentos de gestão territorial no que respeita a objectivos, âmbito de intervenção, natureza, processo de aprovação e de implementação;
d) Interpretar os documentos propositivos de planos de diferentes naturezas e a várias escalas;
e) Conhecer os mecanismos de execução de planos;
f) Estruturar uma visão crítica sobre a prática do planeamento territorial em Portugal.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. A Administração Territorial em Portugal. Os diferentes níveis. As autarquias locais. A repartição de competências em matéria de ordenamento do território. 2. Os instrumentos de gestão territorial: de desenvolvimento territorial, de política sectorial, de natureza especial e de planeamento territorial. Sua caracterização espacial, natureza, suporte legal, objectivos, conteúdo e grau vinculativo. Outros instrumentos de cariz territorial: o Plano Estratégico de Cidade e os Planos de Salvaguarda. 3. A articulação entre os diferentes níveis de planeamento: complementaridades e conflitos. 4. Os instrumentos de execução dos planos: enquadramento legal e formas de operacionalização. 5. A execução do planeamento em Portugal: reflexão crítica sobre boas e más práticas.

Bibliografia

MAOTC, Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território – Programa de Acção, Lisboa, MAOTS, Outubro de 2005, pp. 1-14.
CARVALHO, Jorge, Ordenar a Cidade, Coimbra, Quarteto Editora, 2003
GASPAR, Rosário, “Níveis de Planeamento em Portugal: articulação existente versus articulação desejável”, Urbanismo, nº 15, Ano 5, Verão 2003, pp. 36-42.
PORTAS, Nuno; DOMINGUES, Álvaro; CABRAL, João, Políticas Urbanas – Tendências, Estratégias e Oportunidades, Lisboa, FCG, 2003, pp. 25-191.
QUATERNAIRE PORTUGAL, Sistema Urbano Nacional: Cidades Médias e Dinâmicas Territoriais, Lisboa, DGOTDU, 1996

Método de ensino

Aulas teóricas (50%): expositivas e participativas (debate); Aulas práticas (50%): apresentação e discussão de casos de estudo, debates e aplicação de metodologias e técnicas específicas

Método de avaliação

A cada aluno é exigida:
- leitura de bibliografia seleccionada, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito;
- participação num trabalho de grupo e redacção de um relatório técnico (máx. 15 páginas).

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