Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Civilizações Pré-clássicas

Código

711051128

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Isabel Almeida

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1.Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes à Antiguidade Oriental e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2.Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
3.Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
4.Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo à Antiguidade Oriental;
5.Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
6.Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo da Antiguidade Oriental.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

1.Origens do Estado e a sua organização
1.1 Egipto
1.1.1 A unificação do Egipto e a formação do Estado faraónico
1.1.2 A organização complexa do Estado
1.1.3 A instituição faraónica e a sua configuração política e ideológica
1.2 Mesopotâmia
1.2.1 A emergência do Estado: da cidade-estado às formações políticas mais complexas
1.2.2 A instituição real: a sua legitimação ideológica e as suas limitações políticas
2. A sociedade
2.1 Egipto
2.1.1 A estratificação social: uma perspectiva diacrónica
2.1.2 A família
2.2 Mesopotâmia
2.2.1 A estratificação social. A leitura social do Código de Hammurabi
2.2.2 A família
3. A economia
3.1 Recursos
3.2 Actividades económicas
3.3 O comércio a longa distância
3.4 A importância do Estado e de outras instituições na economia
4. A religião como fenómeno estruturante
4.1 Egipto
4.1.1 As teologias
4.1.2 O culto e as práticas religiosas
4.1.3 O sincretismo religioso
4.1.4 A teologia amarniana: um monoteísmo?
4.2 Mesopotâmia
4.2.1 As teologias: o legado sumério e a identidade semítica
4.2.2 O culto e as práticas religiosas
4.2.3 O sincretismo religioso: o caso de Ištar
4.2.4 Tendências monoteizantes?

Bibliografia

LOPES, M. H. T., Estudos de Egiptologia, Lisboa, Edição Associação Portuguesa de Egiptologia, 2003.
LOPES, M. H. T., O Egipto Faraónico – Guia de Estudo, Lisboa, Edição Associação Portuguesa de Egiptologia, 2003.
LÓPEZ, Jesús e SANMARTÍN, Joaquín, Mitología y Religión del Oriente Antiguo I Egipto - Mesopotamia, Sabadell, Editorial Ausa, 1993.
POSTGATE, J.N., Early Mesopotamia. Society and Economy at the dawn of History, London – New York, Routledge, 1992.
MARGUERON, Jean-Claude, Les Mesopotamiens, Paris, Armand Colin, 1991.

Método de ensino

-Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teóricas;
-Apoio didáctico com recurso à projecção de imagens e de esquemas de síntese;
-Exercício de comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas.

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação escritos: duas frequências, que detém a ponderação de 50/ cada um.

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