Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Idade Média

Código

711051129

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6

Professor responsável

Maria João Violante Branco

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Tomar consciência do conjunto variado de fontes escritas e não-escritas a mobilizar para o estudo da Idade Média e das principais tendências da investigação atual sobre o assunto;
b) Desenvolver um conhecimento efetivo sobre a Idade Média no Ocidente Europeu, a partir da compreensão dos seus enquadramentos políticos, administrativos, sociais, religiosos e culturais;
c) Apreender as linhas gerais do processo de afirmação e estruturação do Ocidente Medieval, com suas crises e progressos entre os séculos V e XV;
d) Desenvolver capacidade de análise e crítica de fontes históricas com vista ao seu aproveitamento científico
e) Desenvolver capacidade de exposição oral e escrita, mobilizando conceitos e vocabulário próprios à História medieval.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

I. Fontes e Historiografia
II. Enquadramentos territoriais (sécs. V-XV)
III. Enquadramentos político-administrativos (sécs. V-XV)
IV. Os enquadramentos sociais, económicos e materiais
Os séculos V a XI- continuidade e mudança
Os séculos XII e XIII: consolidação
Os séculos XIV E XV- Crise e Recuperação - (sécs. XIV-XV)
V. Os enquadramentos religiosos e culturais (sécs. V-XV)
- A importância do fenómeno religioso e a sua materialidade
- A institucionalização do ensino
- A cultura nobiliárquica

Bibliografia

-BALLARD, Michel, GENET, Jean-Philippe, ROUCHE, Michel, A Idade Média no Ocidente, dos Bárbaros ao Renascimento, Lisboa, Ed. D. Quixote, 1994.
-CLARAMUNT, S., PORTELA, E., GONZÁLEZ, M & MITRE, E, Historia de la Edad Media, 2ª ed, 5ª reimpr., Barcelona, Ariel Historia, 2003
-DUBY, Georges, A Europa na Idade Média, Lisboa, Teorema, 1989
- LE GOFF, Jacques, SCHMITT, Jean-Claude (dir.), Dictionnaire raisonné de l’Occident médiéval, Paris, Fayard, 1999.
LINEHAN, Peter, NELSON, Janet (eds.), The medieval World, Londres, Routledge

Método de ensino

- Aulas teóricas (50%) e aulas práticas com avaliação presencial contínua (50%).

Método de avaliação

Realização de 2 trabalhos práticos em aula: comentário de texto historiográfico ou de documento histórico (50%); teste escrito com consulta (50%).
Para os alunos de regime normal, a assistência às aulas práticas é obrigatória. A não comparência implica uma penalização na nota individual de cada elemento de avaliação, entre 5% e 10%, dependendo do total das faltas.

Cursos