
História da Arte do Barroco
Código
711061015
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Carlos Alberto Moura
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecimento dos temas e problemas da arte e da arquitectura do Barroco na Europa dos séculos XVII e XVIII.
2.Conhecimento das principais realizações e modelos da criação artística dos diferentes países e áreas regionais do mundo católico e protestante deste período.
3.Conhecimento e identificação dos aspectos estilísticos e culturais da obra das personalidades mais destacadas e influentes da estética barroca.
4.Domínio de algumas das referências fundamentais da bibliografia sobre o Barroco, além dos instrumentos críticos indispensáveis ao aprofundamento de qualquer assunto neste vasto campo.
5.Capacidade de escrever um pequeno ensaio sobre este capítulo das artes visuais.
6.Integrar estes conhecimentos na formação dos alunos não só de História da Arte, como de Línguas, Literaturas e Culturas.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.O conceito de Barroco e a historiografia artística sobre os séculos XVII e XVIII na Europa. 2.A importância da Roma pontifícia e as definições do grande Barroco católico. 3.Os centros regionais da Península Itálica e o processo de internacionalização da arte do Barroco. 4.A arte flamenga e o aparato discursivo da sua pintura. 5.As grandes realizações do Século de Ouro da arte espanhola e os seus focos criadores. 6.A França entre o Barroco e o Classicismo na época de Luís XIV. 7.A Holanda e o primado da óptica na sua pintura. 8.O Barroco da Europa Central nos séculos XVII e XVIII e a transição para o Rococó.
Bibliografia
Alpers, S. (1983). The art of describing: Dutch art in the Seventeenth century. London: John Murray. Brown, J. (1998). Painting in Spain. 1500-1800. New Haven-London: Yale University Press. Bustamante Garcia, A. (1993). El siglo XVII. Classicismo y Barroco. Madrid: Silex. Martin, J. R. (1991). Baroque. London: Penguin Books. Mignot, C. & Rabreau, D. (1996). Temps Modernes. Paris: Flammarion. Norberg-Schulz, C. (1972). Arquitectura barroca. Madrid: Aguilar. Tapié, V. L. (1974). Barroco e Classicismo. Lisboa: Presença. Toman, R. (coord.) (2004). O Barroco. Arquitectura, escultura, pintura. Lisboa: Konemann. Wittkower, R. (1980). Harmandsworth: Penguin Books.
Método de ensino
A metodologia de ensino integra-se nos procedimentos da História da Arte, assente na consideração das obras e das linguagens inerentes à cultura visual. Abrangendo a história da arquitectura e do urbanismo, a pintura, a escultura e alguns aspectos das artes decorativas, a unidade curricular visa transmitir aos alunos noções metodológicas sobre a abordagem destes objectos. Por isso, as aulas são organizadas a partir da sequência de reproduções, discutidas e apresentadas em powerpoint, completadas por vezes com o comentário de textos.
Método de avaliação
A avaliação consta de três elementos: recensão crítica de um livro (8 a 10 páginas); ficha crítica de uma obra de arte (3 a 5 páginas); realização de um teste final sobre toda a matéria. A classificação resulta do somatório de todos eles (25%+25%+50%).