Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Arte Gótica

Código

711061022

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Catarina Madureira Villamariz

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Identificar os elementos estruturais e estéticos definidores da arquitectura gótica; Relacionar o aparecimento da arquitectura gótica com o ambiente social, político, económico e cultural da época;
Reconhecer um edifício gótico através de representações gráficas e fotográficas; Caracterizar os principais momentos da evolução da arquitectura gótica;
Enumerar as características formais da arquitectura gótica;
Integrar o desenvolvimento da escultura gótica na evolução das mentalidades medievais; Identificar as novas propostas iconográficas da arte gótica;
Conhecer as principais características da pintura gótica, os vários suportes, as diferentes “escolas” e respectiva idiossincrasia;
Reconhecer e integrar as manifestações do tardo-gótico nas mudanças ocorridas na sociedade do final da Idade Média.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. O nascimento e afirmação da arquitectura gótica – sécs. XII e XIII.
1.1. A Idade Média e a arte gótica: compreensão e (in)compreensões
1.2. As origens da arquitectura gótica. O abade Suger e a reconstrução da abadia de Saint-Denis. Os pressupostos estéticos e os resultados obtidos
1.3. As construções cistercienses e a difusão das formas góticas. S. Bernardo versus Suger. Os programas cistercienses
1.4. A catedral gótica. As primeiras experiências: Sens, Noyon, Laon e Paris
1.5. A afirmação do modelo: as catedrais de Chartres, Reims, Amiens
1.6. As propostas do sul mediterrânico: o modelo do Midi e da Catalunha
1.7. A difusão das formas góticas: Inglaterra, Itália, Espanha
2. O naturalismo e a nova visão do Homem e do Mundo.
2.1. A escultura decorativa e monumental: as novidades formais e iconográficas. Os grandes programas catedralícios. A consciência de si: o jacente
2.2. As artes da cor: o vitral e a pintura
2.3. A Idade Média e o livro: a iluminura
3. O Tardo-Gótico: do misticismo (devotio moderna) ao prazer de viver (a festa e o espectáculo).

Bibliografia

DUBY, G. – O Tempo das Catedrais. A Arte e a Sociedade (940-1420). Lisboa: Editorial Estampa, 1979;
ERLANDE-BRANDENBOURG, A. – De pierre, d’or et de feu. La création artistique au Moyen Âge IV-XIII siècle. Paris : Fayard, 1999 ;
FISCHERS, F.W. e TIMMERS, J.J. – Le gothique tardif, entre le mysticisme et la réforme. Paris : A. Michel, 1976 ;
PANOFSKY, E. – Architecture gothique et pensée scolastique. Paris, 1967 ;
TOMAN, Rolf (ed.) – O Gótico. Arquitectura. Pintura, Escultura. Koln: Konemann, 1998

Método de ensino

As aulas teórico-práticas serão leccionadas utilizando o método expositivo com recurso a meios audiovisuais e a utilização de meios didácticos específicos tais como: textos de apoio, imagens e plantas de edifícios. O funcionamento desta unidade curricular inclui uma visita de estudo aos mosteiros de Santa Maria de Alcobaça e Santa Maria da Vitória, na Batalha. O estudo e preparação desta unidade curricular deverão ser feitos de forma continuada através da consulta da bibliografia recomendada, apontamentos registados durante as aulas e material didáctico disponibilizado.

Método de avaliação

Avaliação baseada em três provas escritas: duas recensões críticas; uma frequência de avaliação. Valoriza-se a assiduidade e a participação.

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