Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Arte Românica

Código

711061024

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Jorge Manuel de Oliveira Rodrigues

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender a génese histórica e conceptual da arte românica, a partir das suas raízes alti-medievais bárbaras e tardo-antigas;
Relacionar a arte românica com as suas precursoras e contemporâneas artísticas, no Ocidente e no Oriente;
Entender a evolução da arte românica, quer na sua expansão territorial a partir de França, quer nos seus pressupostos filosóficos e culturais;
Caracterizar o mundo em que evolui a arte românica;
Compreender a evolução do românico fora de França (Espanha, Itália, Ilhas Britânicas e Alemanha);
Situar a arte românica no seu contexto histórico europeu;
Situar a reforma cisterciense: o fim de um modelo e a transição para o gótico;
Criticar as intervenções de restauro oitocentistas e novecentistas que falsearam a percepção da arte românica.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1 – O Ano Mil – dos temores milenaristas ao manto branco de Igrejas:
1.1 – O papel da Igreja: clero secular e clero regular
1.2 – Os beneditinos e a fundação de Cluny;
2 – O mundo rural/mundo fechado do espaço europeu: as 3 ordens e o imaginário do feudalismo
3 – O Monasticismo e a teologia contemplativa:
3.1 – A importância do pensamento neoplatónico
3.2 – O papel difusor e normalizador dos beneditinos cluniacenses
3.3 – Poder político e poder económico de Cluny
4 - Os caminhos de peregrinação e a Arte Românica:
4.1 – A génese francesa: do mosteiro à igreja de peregrinação
4.2 – O românico na península ibérica
4.3 – O românico em Itália
4.4 - O românico na Suiça, Alemanha e Ilhas Britânicas
5 – A arquitectura românica, o culto dos mortos e dos santos como entes vivos: relíquias, memória e espaços de enterramento privilegiado
6 - O movimento reformista do século XII e as suas repercussões artísticas:da falência do modelo monástico cluniacense aos cistercienses.

Bibliografia

- A.A.V.V. (2009), Siete maravillas del románico español (org. Pedro Luis HUERTA), Aguilar de Campoo: Fundación Santa Maria la Real. Centro de Estudios del Romanico
- BROWN, Peter (1982), The Cult of the Saints, Chicago: The University of Chicago Press (2ª ed.)
- DAVY, Marie-Madeleine (1977), Initiation a la symbolique romane (XIIe siècle), Paris: Flammarion
- SCOBELTZINE, André (1973), L’Art féodal et son enjeu social, Paris: Gallimard
- VERGNOLLE, Éliane (1994), l’Art roman en France, Paris: Flammarion

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação de imagens, mapas, plantas, alçados, diagramas e outros materiais gráficos relacionados com o objecto de estudo, determinando a leitura e eventual discussão de textos fundamentais, contando com a participação de especialistas, sempre que tal se revele possível, e com visitas de estudo relacionadas: ao românico da Galiza e Leão com visita às cidades de Orense, Santiago de Compostela e León.

Método de avaliação

Ficha de leitura (com regras definidas nos critérios de avaliação) sobre obra essencial p/ estudo da arte românica (15%);
Trabalho escrito analisando objecto artístico românico, máximo 10 páginas de texto + apêndices documentais sem limite de páginas(45%);
Comentário de imagem ou texto em aula, 30 minutos (15%);
Frequência com consulta bibliográfica, respondendo desenvolvidamente a 2 das 3 questões (25%) [dispensa possível caso a média dos restantes 3 elementos de avaliação seja igual ou superior a 14/20].

Cursos