Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Iconografia

Código

711061027

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Ana Paula Correia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Analisar a importância da Iconografia e Iconologia como área interdisciplinar, no contexto das disciplinas que têm como objecto a imagem;
b) Problematizar a iconografia e iconologia no contexto dos vários discursos sobre a arte;
c) Conhecer os autores fundamentais para constituição da disciplina;
d) Introduzir a Iconografia e Iconologia e os seus métodos;
e) Iniciar os alunos no acesso às fontes da iconografia;
f) Experimentar a metodologia própria desta disciplina e avaliar os seus limites.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Introdução
1. Origem e definição dos termos Iconografia e Iconologia
2. Iconografia e teorias da arte
Constituição da disciplina
2.1. Génese. Cesare Ripa.
2.2. Aby Wargurg e Erwin Panofsky.
2.3. Ernst Gombrich
2.4. Métodos, problemáticas e limites da disciplina.
Os Grandes Temas da Iconografia:
Cosmogonias. Criação. Apocalipse. Bestiário.

Bibliografia

ESTEBAN LORENTE, J. F.,Tratado de Iconografía. Madrid, Istmo,1990.
GOMBRICH, Ernst-Hans , Imagines Simbólicas , Madrid, Alianza, 1983.
PANOFSKY, Erwin, Estudos de Iconologia. Temas Humanísticos na Arte do Renascimento. Lisboa, Editorial Estampa, 1982.
RIPA, Cesare , Iconología, Madrid, Akal, 1988.
WARBURG, Aby , Essais Florentins, Paris, Klincksieck, 2003.

Método de ensino

As aulas dividem-se em teóricas cerca de 60% e práticas 40%.Os dois primeiros temas do programa desenvolvem-se com um carácter predominantemente teórico, embora sejam distribuídos igualmente textos comentados na aula assim como interpretadas imagens. Na segunda parte são apresentados os trabalhos dos alunos.

Método de avaliação

Participação nas aulas através de leituras comentadas de textos e imagens (10%).Teste (35%). Relatório de visita de estudo com cerca de 6 páginas (10%). Trabalho de investigação apresentado na aula oralmente com apoio audio-visual, sendo posteriormente escrito (15-páginas)e avaliado na sua globalidade (45%).

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