
Iconografia
Código
711061027
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Ana Paula Correia
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Analisar a importância da Iconografia e Iconologia como área interdisciplinar, no contexto das disciplinas que têm como objecto a imagem;
b) Problematizar a iconografia e iconologia no contexto dos vários discursos sobre a arte;
c) Conhecer os autores fundamentais para constituição da disciplina;
d) Introduzir a Iconografia e Iconologia e os seus métodos;
e) Iniciar os alunos no acesso às fontes da iconografia;
f) Experimentar a metodologia própria desta disciplina e avaliar os seus limites.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Introdução
1. Origem e definição dos termos Iconografia e Iconologia
2. Iconografia e teorias da arte
Constituição da disciplina
2.1. Génese. Cesare Ripa.
2.2. Aby Wargurg e Erwin Panofsky.
2.3. Ernst Gombrich
2.4. Métodos, problemáticas e limites da disciplina.
Os Grandes Temas da Iconografia:
Cosmogonias. Criação. Apocalipse. Bestiário.
Bibliografia
ESTEBAN LORENTE, J. F.,Tratado de Iconografía. Madrid, Istmo,1990.
GOMBRICH, Ernst-Hans , Imagines Simbólicas , Madrid, Alianza, 1983.
PANOFSKY, Erwin, Estudos de Iconologia. Temas Humanísticos na Arte do Renascimento. Lisboa, Editorial Estampa, 1982.
RIPA, Cesare , Iconología, Madrid, Akal, 1988.
WARBURG, Aby , Essais Florentins, Paris, Klincksieck, 2003.
Método de ensino
As aulas dividem-se em teóricas cerca de 60% e práticas 40%.Os dois primeiros temas do programa desenvolvem-se com um carácter predominantemente teórico, embora sejam distribuídos igualmente textos comentados na aula assim como interpretadas imagens. Na segunda parte são apresentados os trabalhos dos alunos.
Método de avaliação
Participação nas aulas através de leituras comentadas de textos e imagens (10%).Teste (35%). Relatório de visita de estudo com cerca de 6 páginas (10%). Trabalho de investigação apresentado na aula oralmente com apoio audio-visual, sendo posteriormente escrito (15-páginas)e avaliado na sua globalidade (45%).