Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Fontes Clássicas para a História da Arte

Código

711061038

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer o contexto cultural em que se produz e vive a arte.
b) Contactar com documentos contemporâneos da obra de arte.
c) Compreender as mentalidades presentes na criação artística.
d) Aprofundar o juízo crítico sobre os comportamentos artísticos.
e) Contactar com textos escritos na Antiguidade sobre arte.
f) Conhecer as mais recentes traduções e estudos sobre textos clássicos de História da Arte.
g) Identificar as conexões entre arte e cultura na Antiguidade.
h) Diversificar as abordagens e as leituras da obra de arte numa perspectiva diacrónica.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.Conceitos de Fontes aplicáveis à História da Arte.

2.Fontes Gregas para a História da Arte:
2.1.A Viagem: A Odisseia de Homero;
2.2.O Teatro: As Bacantes de Eurípides;
2.3.Outros textos importantes para a percepção da obra de arte na Antiguidade Clássica: Autores que escreveram em Grego: Hesíodo, Platão, Aristóteles, Estrabão, Pausânias, Opiano, Plotino, entre outros;

3.Fontes Romanas para a História da Arte:
3.1.A transformação do Mundo: As Metamorfoses de Ovídio;
3.2.O primeiro Tratado de Arquitectura: Os Dez Livros de Vitrúvio.
A – Teoria da Arquitectura
B – Urbanismo
C - Construção
D – Ordens arquitectónicas
E – Arquitectura pública
F – Arquitectura privada
G – Revestimentos e decoração
H – Arquitectura da água.
3.3.A crítica de costumes: Satyricon de Petrónio;
3.4.A primeira enciclopédia contemplando temas de arte: A Naturalis Historia de Plínio, o Velho
A – Arquitectura
B – Escultura
C – Pintura
D – Mosaico
E - Artes ditas menores
3.5. A oratória e a epistolografia: O Panegírico de Trajano e As Cartas de Plínio, o Jovem ;
3.6. Outros textos importantes para a percepção da obra de arte na Antiguidade Clássica: Autores que escreveram em Latim: Catão, Varrão, Cícero, Columela, Suetónio, Apuleio, entre outros;
4. Fontes da Antiguidade Tardia para a História da Arte
4.1.A Viagem: Egéria, Viagem do Ocidente à Terra Santa;
4.2.Os Tratados de Arquitectura: Paládio, Faventino, Procópio…
4.3.O enciclopedismo artístico: as Etymologiae de Isidoro de Sevilha.





Bibliografia

Homero, A Odisseia, translation from the greek and introduction by Frederico Lourenço, “Biblioteca do editores independentes”, Edições Cotovia, Lisbon, 2003;
Eurípides, As Bacantes, Introduction,translation from the greek ans notes by Maria Helena da Rocha Pereira, “Clássicos gregos e latinos”, edições 70, Lisbon, 1998;
Ovídio, As Metamorfoses, tradução de Paulo Farmhouse Alberto, Livros Cotovia, Lisbon, 2007;
Vitrúvio, Tratado de Arquitectura, Tradução, Introduction and notes by Justino Maciel, IST Press, Lisbon, 2006;
Petrónio, Satyricon, Edições Cotovia, Lisbon, 2005;
Plínio, o Velho, Naturalis Historia, Livro XXXIV (About Metals and Sculpture) e XXXV (About Painting), Édition Les Belles Lettres, Paris, 1953.

Método de ensino

Ensino teorico-prático, em que nas aulas se desenvolverão os temas enunciados nos conteúdos, apoiando ao mesmo tempo os alunos na pesquisa de documentação para um trabalho pessoal.

Método de avaliação

1.Teste escrito presencial: 40%
2.Participação nas aulas com trabalhos escritos e orais: 20%
3.Elaboração de um trabalho de investigação pessoal escrito e oral: 40%

Cursos