
História da Arte da Antiguidade Clássica e Tardia
Código
711061050
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Distinguir Arte Clássica e Arte da Antiguidade Tardia;
b) Contactar com textos contemporâneos da Arte do Baixo Império;
c) Conhecer a herança artística da época tardo-antiga;
d) Entender as continuidades artísticas desde a Antiguidade até aos nossos dias;
e) Identificar a Arte da Antiguidade nos contextos romano, bárbaro e bizantino;
f) Aceder às mais recentes leituras sobre a Arte da Antiguidade Tardia;
g) Associar os conteúdos da Arte da Antiguidade Tardia com a evolução social, cultural e religiosa do Baixo Império romano-bizantino;
h) Aplicar metodologias de investigação e de análise adequadas aos testemunhos artísticos da Antiguidade Tardia.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Conceito de Antiguidade Tardia
2. A tradição romana, a interacção com a filosofia e as religiões orientais, o triunfo do cristianismo: suas relações com os comportamentos artísticos
3. Dos Severos a Constantino, de Constantino a Justiniano
4. O mosaico e a pintura: das crenças mitológicas e da vivência do quotidiano à expressão de uma nova ideologia
5. A escultura: dos contextos funerários aos espaços litúrgicos
6. A arquitectura: da continuidade da consuetudo romana à topografia cristã na cidade e no campo
7. Das artes ditas menores: das formas aos conteúdos e dos signos aos símbolos
8. A importância dos textos para o entendimento dos comportamentos artísticos na Antiguidade Tardia.
Bibliografia
GARCIA Y BELLIDO, A., Arte Romano, Madrid, 1979.
GRABAR, A., Les voies de création en iconographie chrétienne, Paris, 1979.
GRABAR, A., LAge dOr de Justinien, Paris, 1966.
GRABAR, A., Le premier Art Chrétien, Paris, 1966.
KRAUTHIMER, R., Early Christian and Byzantine Architecture, Hardsworth, 1965.
Método de ensino
Ensino teórico-prático, em que as aulas desenvolverão os temas enunciados nos conteúdos, apoiando ao mesmo tempo os alunos na pesquisa de documentação para um trabalho pessoal. O recurso às imagens durante as aulas será complementado com uma visita de estudo.
Método de avaliação
Avaliação objectiva: teste e elaboração de um trabalho pessoal.