
Sistemas Políticos
Código
711071033
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6
Professor responsável
Catherine Moury, Marco Lisi
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Estudar os diferentes tipos de sistemas políticos, combinando a análise histórica com uma abordagem empírica. Estudar a variação das diferentes configurações institucionais dos regimes democráticos e não democráticos. Analisar as tendências contemporâneas e os problemas de funcionamento dos sistemas políticos democráticos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Sistemas Políticos: Forma e Organização do Poder
2. Instituições e Sistemas Políticos
3. Sistemas Políticos Não-democráticos: Regimes totalitários e pós-totalitários, regimes autoritários e regimes híbridos.
4. Sistemas politicos democráticos: Presidencialismo, Semi-presidencialismo, Parlamentarismo
5. Instrumentos da Democracia Directa
6. Tendências Recentes nos Sistemas Políticos Democráticos Contemporâneos
7. Organizações Internacionais
8. O Sistema Político da União Europeia
9. Atitudes em Relação aos Sistemas Políticos Democráticos.
Bibliografia
Chehabi, H. E. e Juan J. Linz (dir.), Sultanistic Regimes, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1998.
Lobo, Marina Costa e Octavio Amorim Neto (dir.), O Semipresidencialismo nos Países de Língua Portuguesa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2009.
Pasquino, Gianfranco, Sistemas políticos comparados, Cascais, Principia, 2005.
Sartori, Giovanni, Comparative Constitutional Engeneering: An Inquiry into Structures, Incentives and Outcomes, Londres, Palgrave, 1994.
Peterson, J. e Shackleton, M. The Institutions of the European Union. Oxford, OUP, 2006
Método de ensino
Aulas de índole teórica, de exposição dos tópicos fundamentais do Programa (75%), combinadas com aulas práticas baseadas na discussão de textos previamente seleccionados ou na apresentação de trabalhos pelos alunos (25%)
Método de avaliação
Duas provas escritas presenciais (frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas (50% cada). A assiduidade dos estudantes (2/3 das aulas no mínimo, excepto para estudantes com regime especial) e a qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas serão um elemento de ponderação nas notas finais.