Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sistemas Políticos

Código

711071033

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

6

Professor responsável

Catherine Moury, Marco Lisi

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Estudar os diferentes tipos de sistemas políticos, combinando a análise histórica com uma abordagem empírica. Estudar a variação das diferentes configurações institucionais dos regimes democráticos e não democráticos. Analisar as tendências contemporâneas e os problemas de funcionamento dos sistemas políticos democráticos.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Sistemas Políticos: Forma e Organização do Poder
2. Instituições e Sistemas Políticos
3. Sistemas Políticos Não-democráticos: Regimes totalitários e pós-totalitários, regimes autoritários e regimes híbridos.
4. Sistemas politicos democráticos: Presidencialismo, Semi-presidencialismo, Parlamentarismo
5. Instrumentos da Democracia Directa
6. Tendências Recentes nos Sistemas Políticos Democráticos Contemporâneos
7. Organizações Internacionais
8. O Sistema Político da União Europeia
9. Atitudes em Relação aos Sistemas Políticos Democráticos.

Bibliografia

Chehabi, H. E. e Juan J. Linz (dir.), Sultanistic Regimes, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1998.
Lobo, Marina Costa e Octavio Amorim Neto (dir.), O Semipresidencialismo nos Países de Língua Portuguesa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2009.
Pasquino, Gianfranco, Sistemas políticos comparados, Cascais, Principia, 2005.
Sartori, Giovanni, Comparative Constitutional Engeneering: An Inquiry into Structures, Incentives and Outcomes, Londres, Palgrave, 1994.
Peterson, J. e Shackleton, M. The Institutions of the European Union. Oxford, OUP, 2006

Método de ensino

Aulas de índole teórica, de exposição dos tópicos fundamentais do Programa (75%), combinadas com aulas práticas baseadas na discussão de textos previamente seleccionados ou na apresentação de trabalhos pelos alunos (25%)

Método de avaliação

Duas provas escritas presenciais (frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas (50% cada). A assiduidade dos estudantes (2/3 das aulas no mínimo, excepto para estudantes com regime especial) e a qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas serão um elemento de ponderação nas notas finais.

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