Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teorias da Justiça

Código

711071042

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Políticos

Créditos

6

Professor responsável

António Marques

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender os grandes temas das teorias da justiça que historicamente configuraram a experiência ética e política contemporâneas.
b) Adquirir capacidades de análise e interpretação que lhes permita compreender as opções sobre modelos de justiça alternativos.
c) Aplicar os instrumentos conceptuais adquiridos em a). e b). a problemas actuais da sociedade contemporânea.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

As teorias da justiça de que esta cadeira se ocupa são aquelas que, na tradição histórica e cultural da antiguidade grega, separaram definitivamente a justiça de concepções cosmológicas, religiosas ou tradicionalistas. Esse é um legado dos grandes autores gregos clássicos como Platão ou Aristóteles, os quais desenvolveram teorias da justiça de grande sofisticação conceptual, criando assim um quadro teórico amplo que condicionou até hoje as discussões e opções sobre esta temática. Num segundo momento estudar-se-á a alternativa em termos de teoria da justiça da modernidade entre o apriorismo contratualista de Kant e o naturalismo utilitarista de Hume e Stuart Mill. Num terceiro e último momento, comentar-se-á excertos da Teoria da Justiça de John Rawls.

Bibliografia

1. PLATÃO, A República, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
2. ARISTÓTELES, Política, Lisboa, Vega, 1999
3. HUME, David, Tratado da Natureza Humana, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003
4. KANT, I., A Paz Perpétua e Outros Opúsculos, Lisboa, Presença, 1997
5. RAWLS, John, Uma Teoria da Justiça, Lisboa, Presença, 1993.

Método de ensino

Exposição da matéria referente aos conteúdos acima expostos. A exposição seguirá de perto os textos clássicos, os quais são indicados na bibliografia. Pretende-se que os alunos tenham um conhecimento prévio dos textos, pelo que serão indicados os principais capítulos, secções ou passagens que serão objeto de tratamento na aula seguinte. Divisão da turma em “grupos temáticos” que deverão preparar um tema para a aula seguinte. Preparação e exposição de trabalhos individuais a serem apresentados na aula.

Método de avaliação

A avaliação consiste numa primeira parte incidindo sobre as aulas práticas e numa avaliação global com exame de frequência.

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