
Território e Sociedades
Código
711071047
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6
Professor responsável
José Manuel Rodrigues Lúcio
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Analisar os impactos decorrentes da desigual distribuição dos recursos;
b) Reconhecer a importância e o significado histórico das regiões culturais;
c) Avaliar o complexo de relações entre Território e Poder;
d) Analisar a emergência de novas geografias culturais;
e) Discutir os problemas económicos, sociais, culturais e políticos que subsistem no início do Século XXI.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.1Condicionantes naturais
1.2A distribuição da população à escala global
1.3Regiões culturais
2Espaço e Civilização
2.1O conceito de civilização
2.2Do nomadismo à sedentarização
2.3Agricultura e fixação das populações
2.4A institucionalização dos lugares e dos territórios
2.5As organizações territoriais
2.6Organização do espaço: transportes e comunicações
2.7Espaço e acção humana
2.8Natureza e Civilização
3Território e Poder
3.1O sentido territorial de pertença
3.2Espaço, território e fronteira
3.3Mapas, Estado e Império
3.4As recomposições do mapa politico no sec. XX
3.5As geografias da globalização: novas recomposições territoriais.
3.6A emergência de novas geografias culturais
4Desafios do Mundo Actual
4.1A competição pelos recursos energéticos
4.2As catástrofes ambientais
4.3Os problemas sociais urbanos
4.4A crescente desigualdade social a diferentes escalas geográficas
4.5Choques culturais: tensões e conflitos
4.6Crises Financeiras
Bibliografia
1. Lúcio, José & Thierry Dias Coelho (2011), Combate à Pobreza, in Luís Carvalho Rodrigues, José França Martins & Tiago de Matos Fernandes, coords., Manual de Cooperação para o Desenvolvimento, Oeiras, INA.
2. Collier, Paul (2007), The Bottom Billion, New York, Oxford University Press.
3. Claval, Paul (1999), Geografia Cultural, Florianópolis, Editora da UFSC.
4. Unwin, Tim, coord. (1998), A European Geography, Harlow, Pearson Education Limited.
5. Claval, Paul (1987), A Geografia do Homem, Coimbra, Livraria Almedina.
Método de ensino
Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teóricas e práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e análise de casos práticos. A participação dos alunos é muito incentivada, dado defender-se o princípio de uma aprendizagem com elevada interacção docente-aluno.
Método de avaliação
No âmbito da unidade, os alunos lêem um conjunto de textos seleccionados, cujos conteúdos são objecto de avaliação através de um teste escrito.
Instrumentos de avaliação:
1. Teste escrito;
2. Trabalho de grupo, onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina