
Análise Prospectiva e Planeamento
Código
711071048
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6
Professor responsável
Ana Isabel Xavier
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Refletir criticamente sobre os desafios emergentes do pós Guerra Fria, analisando identidades, interesses, políticas e dinâmicas regionais e internacionais modeladoras de fatores de estabilidade nacional e internacional;
b) Adquirir competências ao nível das metodologias de análise prospetiva;
c) Saber aplicar as conclusões do exercício de análise prospetiva à construção de cenários e ao planeamento;
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Módulo 1 Teoria, conceitos e modelos de análise e dinâmicas/complexos de segurança regionais e internacionais. Segurança do Estado Segurança Humana (dimensões de Segurança política, societal, económica e ambiental)
Módulo 2 - Metodologias de análise prospetiva: a) Os conceitos de partida, Previsão, projeção ou perspetivas; b) A atitude prospetiva; c) Determinação da evolução futura e princípios orientadores; d) Cenários, análise prospetiva e planeamento.
Módulo 3 Estudos de caso: EUA; Ásia-Pacífico; América Latina; Rússia e Ásia; Médio Oriente; África Subsariana; Papel das Organizações regionais e internacionais na arquitetura mundial (ONU, NATO e União Europeia)
Módulo 4 Projeções, análise prospetiva, construção de cenários e planeamento. Trabalho de grupo e preparação para ensaios críticos individuais.
Bibliografia
New York: Palgrave Macmillan
Buzan, Barry & Weaver, Ole, 2003, Regions and Powers: The Structure of International Security. Cambridge: Cambridge University press.
Keohane, Robert O.; Nye, Joseph S.; Hoffmann, Stanley (eds), 1997 (1993), After the Cold War - International Institutions and State Strategies in Europe 1989-1991 (3rd edition). Cambridge: Harvard University Press.
Salmon, Trevor C.; Imber, Mark F. (eds.), 2008 (2000), Issues in International Relations 2nd edition. Routledge: London & New York.
Vasconcelos, Álvaro de (ed.), 2012, ESPAS Report Global Trends 2030 - Citizens in an Interconnected and Polycentric World. Paris: European Union Institute for Security Studies. Available in http://www.iss.europa.eu/uploads/media/ESPAS_report_01.pdf.
Método de ensino
Metodologias teóricas e práticas. Apresentação teórica de conceitos e metodologias, seguida de exercícios em sala de aula e aplicações práticas de estudos de caso, indispensáveis à elaboração do exercício prospetivo e construção de cenários.
Método de avaliação
1.Assiduidade, pontualidade e participação nas sessões baseada na discussão da bibliografia recomendada (20%);
2.Trabalho de grupo escrito com cerca de 2500 a 3500 palavras (20%);
3.Apresentação Oral do Trabalho de Grupo (20%);
4.Trabalho Escrito Individual com cerca de 2500 a 3500 palavras, a entregar até uma semana depois do final do semestre (40%)