
Ecologia Humana
Código
711071051
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6
Professor responsável
Carla Leão
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar os conceitos e diferenças entre Ecologia e Ecologia Humana;
b) Adquirir competências ao nível das dinâmicas específicas das populações humanas e sobre o modo como estas se relacionam entre si e com o meio;
c) Identificar os principais problemas sociais contemporâneos, à luz da perspectiva ecológica.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
A Unidade Curricular está estruturada com base nas relações entre população, ambiente e sociedade, desenvolvendo-se em 2 módulos:
O módulo 1 inicia-se com a definição dos conceitos de Ecologia e Ecologia Humana, para desenvolver de seguida os conteúdos e aplicações que informam a especificidade da perspectiva ecológica aplicada às sociedades humanas, sublinhando-se a necessidade de conciliação entre os comportamentos da Socioesfera e da Biosfera. Termina com as questões da investigação em Ecologia, incluindo algumas das metodologias utilizadas neste tipo de estudos e os principais sistemas de informação com maior interesse para as questões sociais vistas à luz da Ecologia Humana.
O módulo 2 debruça-se sobre os problemas emergentes numa sociedade marcada pela globalização e pelos riscos daí decorrentes, nele se abordando algumas das grandes questões ecológicas contemporâneas.
Bibliografia
LAMY, Michel - Au nom de l´écologie et du développement durable, Sang de la Terre, Collection : Le droit de savoir, 2010
MOL, A.P.J - Globalization and Environmental Reform: The Ecological Modernization of the Global Economy, EUA: MIT, 2003
ODUM, E. - Fundamentos da Ecologia, Fundação C. Gulbenkian, Lisboa, 2001
RODRIGUES, Teresa - Espaços e Populações do século XXI Janus 2010. Portugal no Mundo. Meio Século de Independências Africanas, UAL-Público, 2010, Lisboa, pp.56-57.
SOROMENHO MARQUES, Viriato - Metamorfoses. Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável, Mem Martins, Publicações Europa-América, 2005
Método de ensino
A disciplina será leccionada utilizando o método de ensino b-learning, que compreende, por um lado, a apresentação dos temas pelos docentes na sala de aula, e, por outro, o estudo autónomo dos alunos, através do fornecimento do material de estudo, disponível na plataforma Moodle (www.fcsh-elearning.edu.pt).
Conferências proferidas por especialistas de reconhecido mérito em áreas específicas, com relevância na agenda política e social da actualidade.
Método de avaliação
Elaboração de actividades propostas e exercícios disponibilizados na plataforma Moodle (50%);
Exame (50%);
Os alunos deverão assistir a todas as aulas presenciais, excepto nos casos legalmente previstos.