Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia do Ambiente

Código

711081038

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Iva Miranda Pires, João Lutas Craveiro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Compreensão das relações de interdependência entre os sistemas sociais e ambientais;
2. Capacidade de reflexão crítica sobre a emergência dos riscos e os modelos de desenvolvimento;
3. Conhecimento e compreensão dos instrumentos para o desempenho do papel do sociólogo em políticas e instituições de gestão ambiental, em especial na avaliação de impactes sociais e na avaliação ambiental estratégica;
4. Capacidade de análise sobre conflitos ambientais e de desenvolvimento de estudos de caso sobre perceção do risco e processos de participação pública;
5. Competências de pesquisa bibliográfica autónoma e de confronto reflexivo entre perspectivas teóricas diferentes e respetivos autores.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. A emergência da sociologia do ambiente
2. História da ideia de natureza
3. Relação entre questões ambientais e questões sociais
3.1 Perceção do risco
3.2 Sensibilidades ambientais e movimentos ecologistas
4. Metodologias de avaliação de impactes sociais e análise do risco
4.1 Familiaridade com riscos ambientais
4.2.Vulnerabilidades sociais em áreas de risco
5. Globalização e incerteza: Cenários prospetivos sobre alterações climáticas e sistemas sociais

Bibliografia

Beck, U. (1992). Risk society: Towards a new modernity. London: Sage.
Bell, M. (2004). An invitation to environmental sociology (2ª ed.). Thousand Oaks: Pine Forge Press.
Bookchin, M. (2007). Social ecology and communalism. Oakland: AK Press.
Dunlap, R. & Catton, W. (1979). Environmental sociology. Annual Review of Sociology, 5, pp. 243-273.
Dunlap, R. & Michelson, W. (1992). Handbook of environmental sociology. Westport: Greenwood Press.
Dunlap, R., Liere, K.V., Mertig, A. & Jones, R.E. (2000). Measuring endorsement of the New Ecological Padadigm:
A revised NEP scale. Journal of Social Issues 56 (3), pp. 425-442.
Gross, M. & Heinrichs, H. (ed.) (2010). Environmental sociology: European perspectives and interdisciplinary challenges. London: Springer.
Harrison, J.L. (2011). \"Parsing participation: Action eesearch: Navigating the challenges of lay involvement in technically complex participatory science projects\", Society & Natural Resources 24 (7) , pp. 702-716.

Método de ensino

Aulas teóricas (50%). Aulas práticas de discussão de textos de investigação e de casos reais propostos pelo docente, e de apresentação e discussão de trabalhos dos alunos (50%). Ensaio escrito sobre pesquisa bibliográfica de reflexão sobre um tópico acordado com o docente, e sua apresentação oral em contexto de aula (60%). Prova escrita individual presencial (40%).

Método de avaliação

Aulas teóricas (50%). Aulas práticas de discussão de textos de investigação e de casos reais propostos pelo docente, e de apresentação e discussão de trabalhos dos alunos (50%). Ensaio escrito sobre pesquisa bibliográfica de reflexão sobre um tópico acordado com o docente, e sua apresentação oral em contexto de aula (60%). Prova escrita individual presencial (40%).

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