
Sondagens e Estudos de Mercado
Código
711081046
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
INTERCAMPUS
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Compreender o enquadramento da função marketing research na organização
2. Compreender a importância das fontes de informação e da sua articulação
3. Estar apto a reconhecer a importância da pesquisa documental, sabendo seleccioná-la e analisá-la;
4. Conhecer as metodologias existentes e as respectivas aplicações práticas
5. Conhecer as potencialidades dos estudos de mercado numa óptica de marketing
6. Preparar um briefing para a realização de um estudo de mercado
7. Reconhecer a necessidade de planificação de um projecto e saber desenhá-lo em termos de pesquisa - Conduzir um processo de marketing research
8. Conhecer vários tipos de estudos de mercado existentes e saber adequá-los correctamente a solicitações da área do marketing;
9. Conhecer a funcionalidade dos Estudos de mercado e saber decidir sobre a importância relativa de cada estudo para a gestão do marketing.
Pré-requisitos
Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.
É recomendado que os alunos tenham previamente frequentado as cadeiras de Métodos e Técnicas de Investigação: Amostragem e Inquérito e Análise de Dados Univariada e Bivariada.
Conteúdo
1 Sistemas de Informação de Marketing e Estudos de Mercado
2 Natureza e âmbito da pesquisa de marketing / estudo de mercado
4.1. Documental:
4.2. Quantitativa:
4.3. Qualitativa:
3 Como planificar e implementar um estudo de mercado
4.1 - A fase do desenho do projeto
4.1.1 Definição do problema
4.1.2 Definição do tipo de estudo
4.1.3 Definição do universo
4.1.4 Definição dos métodos e técnicas de abordagem
4.1.5 Desenho da amostra
4.1.6 Desenho do questionário
4.1.7 Definição de timings e custo de implementação
4.2 - A fase da implementação projeto
4.2.1 Pré teste questionário
4.2.2 Trabalho de campo e supervisão
4.2.3 Tratamento da informação recolhida
4.2.4 Análise da informação recolhida
4.2.5 Relatório final: Apresentação/divulgação
5 Tipos e funções de estudos de mercado ÁREAS TEMÁTICAS
6 Tipos de estudos de mercado METODOLOGIAS
7. Normas, ética e deontologia
8. Processo de decisão para a execução da pesquisa de mercado
Bibliografia
Aaker, D., Kumar, V. & Day, G.S. (1998). Marketing research. New York: John Wiley & Sons.
Kinnear, T. & Taylor, J. (1996). Marketing research: An applied approach. New York: McGraw-Hill Sudman, S. & Blair, E (1998). Marketing research: A problem-solving approach. New York: McGraw-Hill
Método de ensino
As aulas teóricas apresentam o conhecimento e estruturam a compreensão dos contextos organizacionais, dos conceitos e das ferramentas, da lógica de planeamento e das normas éticas e deontológicas dos estudos de mercado.
As aulas práticas promovem as competências de aplicação através da realização de exercícios e do acompanhamento contínuo do trabalho de grupo.
Método de avaliação
Estas aquisições de aprendizagem são avaliadas pelo teste escrito e pela clareza da sua exposição e utilização na redacção do trabalho de grupo. As competências de aplicação necessárias ao exercício profissional são avaliadas pelo resultado do trabalho de grupo e pela discussão dos seus resultados.