Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociologia Geral: Teorias

Código

711081051

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

João Sedas Nunes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Reconhecimento e compreensão da diversidade teórica e paradigmática da ciência sociológica;
b) Compreensão e capacidade de reconhecimento das diferenças de definição de conceitos base da teoria sociológica, inserindo-os na lógica dos paradigmas que lhes conferem significação sociológica;
c) Compreensão das incompatibilidades, das complementaridades e das possíveis sínteses entre distintas perspectivas teóricas;
d) Capacidade de aplicação prática de algumas dessas perspectivas teóricas ao desenho elementar de pesquisas sociológicas;
e) Capacidade de transformação de conceitos sociológicos em instrumentos de análise das realidades sociais;
f) Capacidade de comunicação significativa e rigorosa da teoria sociológica e dos resultados das análises e da problematização elaboradas.

Pré-requisitos

É recomendada a frequência prévia da cadeira de Sociologia Geral: Fundamentos

Conteúdo

1. As realidades sociais como construções sociais: definições, problemáticas e dimensões.
2. A pluralidade paradigmática e teórica em sociologia (construtivista): contrastes e complementaridades, a
partir dos conceitos de acção e de actor:
2.1. na sua relação com os conceitos de estrutura, campo social e mundo social;
2.2. na sua relação com os conceitos de poder, legitimação e dominação;
2.3. na sua relação com os conceitos de instituição, papel social, socialização e identidade.
3. Exploração dos conceitos e paradigmas:
3.1. a partir de trabalhos de pesquisa exemplares;
3.2. instrumentalizando-os sobre as realidades sociais e sobre o próprio património teórico da sociologia.
4. Aplicação estruturada dos conceitos e paradigmas em vista da produção de objectos sociológicos originais.

Bibliografia

Berger, P. & Luckmann, T. (1987). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.
Champagne, P., et al (1998). Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Vozes.
Corcuff, Ph. (1997). As novas sociologias. Sintra: Vral.
de Singly, F., Giraud, C. & Martin, O. (2010). Nouveau manuel de sociologie. Paris: Armand Colin.
Elliott, A. (2009). Contemporary social theory: An introduction. London & New York: Routledge.
Pinto, J.M. (1994). “Para uma iniciação breve à sociologia (a partir da sala de aula)” in Propostas para o ensino das ciências sociais, Parte III, cap. II. Porto: Afrontamento, pp. 139-167.
Turner, B S. (ed.) (2002), Teoria social. Lisboa: Difel.

Método de ensino

a) Aulas teóricas (50% do total das sessões): sessões orientadas para a exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular;
b) aulas práticas (50%), desdobrando-se em 1) sessões de monitorização (acompanhamento, orientação e avaliação) de um trabalho de grupo visando a elaboração de um projecto de investigação informado pelos protocolos teórico-metodológicos introduzidos na componente teórica da disciplina; 2) sessões de interpretação sociológica segundo conceitos sociológicos de distintas constelações teóricas sobre materiais
pedagógicos expressamente concebidos para o efeito.

Método de avaliação

a) Trabalho de grupo com componente de avaliação individual (60%); b) Prova escrita a incidir sobre os conteúdos da disciplina (40%). Notar-se-á ainda que a nota obtida na dimensão a) repercute duas dimensões avaliativas: 1) a do objecto construído, que pondera 39% na avaliação; 2) a da respectiva apresentação, que pesa 21%.

Cursos