Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teorias Sociológicas: os Fundadores

Código

711081052

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

6

Professor responsável

Helena Serra, João Pedro Nunes, Nuno Dias

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão dos principais autores e tendências teóricas da sociologia clássica;
2. Capacidade de identificar essas perspectivas teóricas em proposições teóricas substantivas;
3. Compreensão do contributo das teorias sociológicas clássicas para os debates da Sociologia contemporânea;
4. Capacidade de comunicar os fundamentos desses autores e tendências sociológicas de modo rigoroso e significativo.

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.

Conteúdo

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA
1.Paradigmas e Temas Fundadores do Conhecimento Sociológico
2.O Positivismo Sociológico de Comte (1798-1857) e a Lei dos Três Estádios
3.A Evolução Orgânica e Superorgânica de Herbert Spencer(1820-1903)
4.A Democracia em Tocqueville (1805-1859)
5.Os ‘Pais Fundadores’: Quem, porquê e como?
KARL MARX (1818-1883) E FRIEDRICH ENGELS(1820-1895)
1.Raízes do Pensamento de Marx
2.Alienação e Materialismo Histórico e Dialéctico
3.Teoria Marxista: Ideologia e Classes Sociais
4.Uma Economia Política do Capitalismo
5.Teoria Marxista: Leitura Critica
ÉMILE DURKHEIM (1858-1917)
1.Sociedades e Facto Social
2.As Origens da Consciência Colectiva
3.Da Divisão Social do Trabalho
4.Egoísmo e Anomia
GEORG SIMMEL (1858-1918)
1.Sociologia Formal
2.Filosofia do Dinheiro
3.Vida nas Metrópoles
4.O Estrangeiro
5. MAX WEBER (1864-1920)
1.Economia e Normatividade Social
2.Acção Social, Dominação e Legitimidade
3.A Burocracia
4.Racionalidades religiosas

Bibliografia

Shils, E. (1980). “Tradition, ecology, and institution in the history of sociology”. In The calling of sociology and other essays on the pursuit of learning. Chicago: University of Chigago Press, pp. 165-257.
Connell, R.W. (1997). “Why is classical theory classical?”. Am. Jour. of Soc. 102, pp. 1511-1557.
Turner, B.S. (1999). “The central themes of sociology: an introduction”. In Classical sociology. London: Sage, pp. 3-29.
Bottomore, T. (1978). “Marxismo e sociologia”. In Bottomore, T. & Nisbet, R. História da análise sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 166-204.
Marx, K. & Engels, F. (1995). “A ideologia alemã”. In Cruz, M.B. (org) Teorias sociológicas: Os fundadores e os clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 11-60.
Durkheim, É. (1995). As Regras do método sociológico. Lisboa: Editorial Presença.
Simmel, G. (2004). Fidelidade e gratidão e outros textos. Lisboa: Relógio d’Água.
Weber, Max (1995). Conceitos fundamentais de sociologia. Lisboa: Presença.

Método de ensino

Sessões téorico-práticas realizadas a partir dos materiais de apoio; análise e discussão dos textos teóricos; trabalho de pesquisa.

Método de avaliação

A avaliação consistirá em:
- uma prova escrita realizada em sala de aula (50% da nota final);
- a apresentação, em sala de aula, em grupos de dois alunos, de um texto da bibliografia do programa (20% da nota final);
- recensão crítica de um dos livros presentes na bibliografia de obras clássicas (30% da nota final).

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