
Cultura Portuguesa Medieval
Código
711091007
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
António Martins Gomes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir saberes fundamentais no domínio da cultura portuguesa medieval no contexto histórico, social e cultural europeu
b) Desenvolver um espirito crítico e capacidade de interpretação na abordagem aos documentos analisados
c). Reflectir sobre a influência de práticas culturais desta época no desenvolvimento da cultura occidental.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1.Das origens de Portugal às influências culturais monástica e cortês: armas, amor devoção e saber (escolas monacais e os trabalhos dos scriptoria; cortesia e cultura trovadoresca: do culto do amor à arte de trovar; quotidiano e lugares de criação: castelos, feiras, conventos e catedrais; o ensino na universidade)
2. Os séculos XIV e XV: tempo de crise e afirmação de identidade (a pedagogia régia de D. Duarte. Os valores de identidade e o desenvolvimento da cronística)
3.Os alvores do quinhentismo: imaginários heróicos de fé, aventura e glorificação da Nação (ficção e realidade no livro de cavalarias Clarimundo de João de Barros).
4. Mitos e heróis medievais na cultura portuguesa dos séculos. XIX e XX (Persifal e Tristan und Isolde (R. Wagner) : duas referências míticas na cultura musical romântica; Dinis e Isabel e Pedro e Inês (António Patrício): a sombra de Tristão e Isolda e os temas amor/morte na dramaturgia da renascença portuguesa de inspiração medieval).
Bibliografia
LE GOFF, Jacques, Os Intelectuais da Idade Média, 2ª. ed., Lisboa, Gradiva, 1988.
MATTOSO, José (Direcção), História da Vida Privada em Portugal, A Idade Média (coord. Bernardo Vasconcelos e Sousa), Lisboa, Circulo de Leitores, 2011.
MATTOSO, José, Religião e Cultura na Idade Média Portuguesa, Lisboa, IN-CM, 1982;
MARTINS, Mário, Estudos de Cultura Medieval, vols. I-III, Lisboa, Verbo, 1969-1983;
ROUGEMONT, Denis de, O Amor e o Ocidente, Trad. Ana Hatherly, Lisboa, Moraes ed., 1982.
Método de ensino
30% aulas teóricas, 70% de aulas práticas, que consistirão na leitura e análise dos textos e documentos usados, visualização e discussão de imagens, entre outras actividades
Método de avaliação
- Assiduidade: 10%
- Participação nos trabalhos de aula: 10%
- Dois testes escritos ou um teste escrito e um trabalho: 80% (40% cada elemento)