
Cultura Portuguesa do Século XIX
Código
711091108
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
António Martins Gomes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Ter um conhecimento abrangente do contexto histórico, social e cultural da Europa oitocentista, ao longo das suas décadas e períodos;
Adquirir saberes fundamentais na cultura portuguesa do Século XIX, em áreas tão diversificadas como arte, literatura, filosofia, política e ciência;
Desenvolver as capacidades de leitura dos textos oitocentistas apresentados durante o semestre, e de interpretação dos mesmos aos níveis temático e conjuntural.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Numa digressão cronológica pela cultura portuguesa oitocentista, um período de revoluções políticas, sociais e estéticas, começaremos pelo romantismo, enquadrado entre as primeiras décadas do constitucionalismo e o início da Pax Regeneratoria. Autores como Garrett e Herculano enaltecem o patriotismo e o medievalismo, tendo no horizonte o confronto entre liberais e absolutistas.
A abordagem da segunda metade do século será orientada para a geração de 70, influenciada pelos ideais socialistas e republicanos da III Revolução Francesa. O seu programa é apresentado nas Conferências do Casino por autores como Antero de Quental e Eça de Queiroz: o Realismo como expressão artística, o Positivismo como orientação ideológica, a Revolução como motivo de agitação social, e o Anticlericalismo como reivindicação laica.
A concluir, uma breve referência à geração de 90, dividida entre a contestação política de Guerra Junqueiro ou Fialho de Almeida, e pessimismo de Oliveira Martins.
Bibliografia
BONIFÁCIO, Maria de Fátima, O Século XIX Português, Lisboa, ICS - Universidade de Lisboa, 2002.
CATROGA, Fernando. 1977. Os inícios do positivismo em Portugal. O seu significado político-social. Separata da Revista de História das Ideias, I. Coimbra, 287-394.
FRANÇA, José-Augusto. 1993. O Romantismo em Portugal Estudo de factos socioculturais. 2ª ed.. Lisboa, Livros Horizonte.
PIRES, António Machado. 1980. A ideia de decadência na Geração de 70. Ponta Delgada, Instituto Universitário dos Açores.
MACHADO, Álvaro Manuel. 1981. A Geração de 70 uma revolução cultural e literária, 2ª. ed. (1ª ed. 1977). Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
SERRÃO, Joel. 1959 e 1978. Temas oitocentistas, I e II. Lisboa, Livros Horizonte.
SERRÃO, Joel, 1990. Da Regeneração à República. Lisboa, Livros Horizonte.
Método de ensino
Aulas expositivas (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos orais e escritos, apresentação e discussão de trabalhos individuais(40%).
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos envolve dois itens: um teste de frequência (65-55%) e um ensaio escrito ou uma apresentação oral (35-45%).