
Literatura Portuguesa Renascentista
Código
711091113
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Luís Fagundes Duarte
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir uma percepção adequada da Literatura Portuguesa no quadro do Renascimento, e da sua relação com outras manifestações do saber.
b) Desenvolver competências de leitura crítica, comentário e argumentação.
c) Fortalecer as capacidades de investigação, organização, problematização e transmissão do conhecimento.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Partindo das afirmações de Jorge de Sena:
as eras, épocas, períodos estéticos, ou o que queiram chamar-lhes, são por vezes retratados com características unas que nunca tiveram, e que, na sua sequência sucessiva, se tende a compreendê-los como tendo cada um sido mais uma reacção contra que um prolongamento de. [
] Nenhuma literatura em nenhum período da sua história se explica inteiramente por si mesma, e nenhum movimento estético, a não ser em raríssimos casos especiais, tem a sua história confinada ao país ou à língua da sua origem. (SENA, 1973b),
pretende-se orientar os alunos para uma leitura crítica de algumas obras de autores portugueses do período do Renascimento (Gil Vicente, Sá de Miranda, Luís de Camões, Fernão Mendes Pinto), com referências pontuais a autores portugueses coevos de outras áreas do conhecimento.
Serão também feitas referências directas a alguns autores da Antiguidade clássica (Homero e Vergílio) e do Renascimento italiano (Dante Alighieri), e lidos e comentados textos ensaísticos de três grandes críticos do século XX (Jorge de Sena, Óscar Lopes e António José Saraiva) que se ocuparam dos autores em estudo.
Bibliografia
Corpora
FERNÃO MENDES PINTO, Peregrinação (ed. António José Saraiva). Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1961-1984. Ou uma Antologia em SARAIVA, António José (1958). Fernão Mendes Pinto. Lisboa: Publicações Europa-América, 1971.
FRANCISCO DE SÁ DE MIRANDA, Poesias (fac-símile da ed. Carolina Michaëlis de Vasconcelos, 1885). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda,1989.
GIL VICENTE, Auto da Índia (ed. Manuel Simões). Lisboa: Editorial Comunicação, 1991.
LUÍS DE CAMÕES, Lírica Completa (ed. Maria de Lurdes Saraiva). Lisboa: Im-prensa Nacional-Casa da Moeda, Vol. I, 2.ª edição, 1986; Vol. II, 2.ª edição revista, 1994; Vol. III. 2.ª edição revista e aumentada, 2002.
LUÍS DE CAMÕES, Os Lusíadas (ed. A. J. Costa Pimpão). Lisboa: Instituto Camões, 2000. [Edição fac-similada 1572 http://purl.pt/1]
Naceo & Amperidónia. Novela sentimental do século XVI (ed. Luiz Fagundes Duarte). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1986.
Bibliografia crítica, bibliografia de apoio e leituras complementares a disponibilizar na página Moodle da unidade curricular.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas de discussão e análise de textos literários de autores portugueses do Renascimento (60%), com apresentação e discussão de trabalhos individuais (40%).
Método de avaliação
A avaliação será constituída por uma recensão crítica/comentário a um dos textos teóricos da bibliografia crítica (20%); um trabalho de fundo/Monografia orientada sobre tema a ser proposto (9.000 caracteres/6 pp., 60%); apresentação oral da monografia e intervenções nas aulas (20%).