
Literatura Portuguesa do Século XX
Código
711091116
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Maria Manuela Parreira da Silva, Paula Cristina Costa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Dar a conhecer e aprofundar o estudo da Literatura Portuguesa do séc. XX, nomeadamente, o estudo do modernismo português, através da análise de três dos autores principais: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros;
b) Contextualizar as vanguardas portuguesas com as outras vanguardas europeias;
c) Ser capaz de analisar criticamente alguns textos fundamentais do modernismo português.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. O Modernismo Português: entre a tradição e a vanguarda
1.1. O grupo de «Orpheu». As revistas
1.2. os «ismos»: paulismo, interseccionismo, cubismo, futurismo, sensacionismo e outros.
2. Três autores fundamentais do Modernismo Português:
2.1. Fernando Pessoa: a poética do fingimento
Mário de Sá-Carneiro. entre o Eu e o Outro
2.2. Almada Negreiros: do futurismo ao surrealismo
Bibliografia
As Revistas
Orpheu I, II e III, Lisboa, Contexto, 1982
Portugal Futurista, Lisboa, Contexto, 1982
Os Autores
Caeiro, Alberto, Poesia, Ed. de Richard Zénith e Fernando Cabral Martins, Lisboa, Assírio & Alvim, 2001
Campos, Álvaro de, Poesia, Ed. de Teresa Rita Lopes, Lisboa, Assírio &Alvim, 2002
Reis, Ricardo, Poesia, Ed. Manuela Parreira da Silva, Lisboa, Assírio & Alvim, 2000
Negreiros, Almada, Nome de Guerra, Lisboa, Ed. Assírio & Alvim, 2001
Negreiros, Almada, «Saltimbancos», «A Engomadeira» in Ficções, Lisboa, Ed. Assírio & Alvim, 2002
Sá-Carneiro, Mário, Poemas Completos, Ed. Fernando Cabral Martins, Lisboa, Assírio & Alvim, 1996
Sá-Carneiro, Mário, A Confissão de Lúcio, Lisboa, Ed. Fernando Cabral Martins, Assírio & Alvim, 1999
Método de ensino
Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos. Análise crítica de textos literários pré-definidos.
Método de avaliação
Realização de duas frequências obrigatórias e de um trabalho opcional.