
Estudos Pessoanos
Código
711091125
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Fernando Cabral Martins, Maria Manuela Parreira da Silva
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir o conhecimento da obra múltipla de Fernando Pessoa no contexto literário, cultural e artístico do seu tempo.
b) Saber reconhecer a dimensão da aventura poética de Fernando Pessoa enquanto experiência específica das formas literárias.
c) Saber analisar o cruzamento na sua obra de múltiplos saberes filosóficos, históricos e políticos.
d) Ser capaz de ler e de analisar os textos poéticos modernistas enquanto exemplos de complexidade textual especial.
e) Desenvolver a capacidade de compreensão das qualidades típicas da imaginação pessoana.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. A teoria da heteronímia tal como é proposta por Pessoa, e tal como é interpretada por alguns dos principais críticos.
2. A condição textual fragmentária específica da obra, e suas consequências literárias.
3. A multiplicidade de interesses, temas e modos de intervenção.
4. A obra poética, começando no ortónimo e passando pela trilogia heteronímica.
5. O Livro do Desassossego, analisado no contexto da escrita modernista.
Bibliografia
SANTOS, Irene Ramalho, Atlantic Poets: Fernando Pessoas Turn in Anglo-American Modernism, Lebanon, University Press of New England, 2003
PERRONE-MOISÉS, Leyla, Fernando Pessoa. Aquém do Eu, Além do Outro, São Paulo, Martins Fontes, 2001
LOPES,Teresa Rita, Fernando Pessoa et le Drame Symboliste: Héritage et Création, 2ª ed., Paris, Fundação Calouste Gulbenkian, 1985
LOURENÇO,Eduardo, Fernando Pessoa Revisitado. Leitura Estruturante do Drama em Gente, 2ª ed., Lisboa, Moraes, 1981
COELHO, Jacinto do Prado, Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa, 6ª ed., Lisboa, Verbo, 1980
Método de ensino
Percentagem de aulas práticas: 50%
Após algumas aulas de exposição teórica inicial, os alunos deverão passar a uma análise sistemática de textos, comentados na aula depois de previamente preparados, individualmente ou em grupo, acentuando muito a participação oral nessas discussões.
Método de avaliação
Pelo menos dois trabalhos (entre 2 e 6 páginas), individuais ou de pequeno grupo, consistindo de modo particular em comentários de textos, um deles apresentado na aula; e um teste final.