
História do Teatro
Código
711091132
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Helena Barbas
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
a) Saber reconhecer a especificidade do texto dramático;
b) Conhecer os problemas inerentes à representação teatral;
c) Conhecer a complexidade do espaço cénico;
d) Estudar as origens do Teatro antigo e português.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Sagrado e profano nas origens do teatro
1. O Drama Grego A \"Poética\" (335 a.C.) de Aristóteles;
a) Tragédias: \"Prometeu Agrilhoado\" (472 a.C.) de Ésquilo; \"Rei Édipo\" (429 a.C.) de Sófocles;
b) Comédia: \"As Rãs\" (405 a.C.) de Aristófanes;
2. Primeiras representações nacionais Gil Vicente
a) \"O Auto do Vaqueiro\" (1502);
b) \"Auto da Barca do Inferno\" (1517);
c) \"Pranto de Maria Parda\" (1522);
d) \"As Cortes de Júpiter (1521);
3. Almeida Garrett e a refundação do Teatro Português:
a) Tragédia: \"Frei Luis de Sousa\" (1843);
b) Comédias: \"Um Auto de Gil Vicente\" (1838); \"Falar Verdade a Mentir\" (1846); \"As Profecias do Bandarra\" (1848);
4. Heranças e releituras Modernas
a) \"La Guerre de Troie naura pas Lieu\" (1935) Jean Giraudoux;
b) \"Um Édipo\" (2012) de Armando Nascimento Rosa;
c) \"Íon\" (2014) Luis Miguel Cintra;
Bibliografia
Barbas, Helena. \"Almeida Garret o Trovador Moderno\". Salamandra, Lisboa. 1995.
Borie, Monique, et al. \"Estética Teatral Textos de Platão a Brecht - antologia teórica\". Trad. Helena Barbas. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 2009 (3ª.).
Mollinari, Cesare. História do Teatro. Trad. Sandra Escobar. Edições 70, Lisboa. 2010.
Picchio, Luciana Stegagno. \"História do Teatro Português\". Portugália Editora, Lisboa. 1964.
Romilly, Jacqueline de. \"A Tragédia Grega\". Trad. Leonor Santa-Bárbara. Edições 70, Lisboa. 2008
Método de ensino
Aulas expositivas com recurso a meios audio-visuais (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos orais e escritos, apresentação e discussão de trabalhos individuais (40%).
Método de avaliação
A avaliação será constituída por uma recensão crítica/comentário a um dos textos teóricos da bibliografia de apoio (20%); um trabalho de fundo/Monografia orientada sobre tema a ser proposto (9.000 caracteres/6 pp. 60%); apresentação oral da monografia e intervenções nas aulas (20%). Havendo exame, este fará média (50%) com a nota dos trabalhos agendados (50%) para a classificação final.