Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Alemanha

Código

711101058

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães

Créditos

6

Professor responsável

Gabriela Fragoso

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aperfeiçoar o conhecimento da História da Alemanha desde o final da segunda guerra mundial até à actualidade, por forma a conseguir reconhecer as suas implicações no mundo actual;
b) Contextualizar textos de teor histórico-filosófico;
c) Avaliar a evolução das estruturas políticas, da filosofia e do nacionalismo;
d) Analisar o papel preponderante da República Federal da Alemanha no seio da União Europeia.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

a) A História da Alemanha na perspectiva dos seus filósofos e pensadores;
b) Selecção de períodos fulcrais com especial incidência na época contemporânea: as duas Guerras Mundiais; a República de Weimar e o 3º Reich; a criação de dois Estados alemães; a queda do Muro e a reunificação alemã;
c) Análise de notícias e de artigos de opinião referentes à Alemanha do período pós-reunificação.


Bibliografia

- Câmara, Marcelo P. S. (2014). Política externa alemã na República de Berlim. De Gerhard Schröder a Angela Merkel. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão.
- Fulbrook, Mary (2004). A concise History of Germany. Cambridge: Cambridge U.P.
- Geiss, Peter/Mogge-Stubbe, Birgitta (ed.)(2006). Histoire/Geschichte: Europa und die Welt seit 1945/ L’Europe et le monde depuis 1945. Stuttgart/Leipzig: Verlag Ernst Klett; Paris: Nathan.
- Herbert, Ulrich (2014). Geschichte Deutschlands im 20. Jahrhundert. München: C.H.Beck.
- Maciel, José Miranda de Sousa (1994). A reunificação alemã. Porto: Martins & Irmão.

Método de ensino

O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. As práticas integram a participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais .

Método de avaliação

Uma frequência a meio do período (25%) e uma prova final (25%).
A participação nas aulas é fundamental e inclui uma apresentação oral.(50%)


Cursos