
Literatura Francesa Contemporânea
Código
711111048
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
6
Professor responsável
Ana Paiva Morais
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Ler e compreender textos da Literatura Francesa Contemporânea nos seus aspectos mais relevantes ;
2. conhecer o contexto histórico-cultural dos textos estudados ;
3. compreender os processos de escrita específicos das obras do programa nos seus aspectos mais significativos;
4. conhecer de modo contextualizado as grandes questões teóricas que tiveram maior reflexo na produção literária na França contemporânea.
5. saber analisar obras representativas deste período ;
6. saber reflectir criticamente sobre questões relevantes da literatura francesa contemporânea;
7. saber elaborar um trabalho de investigação orientado sobre um tema relacionado com o programa da disciplina.
Pré-requisitos
Nível de competência em língua francesa: A2.2 (QECRL)
Conteúdo
1. Renovações da experiência poética : Apollinaire e o surrealismo ;
2. A (de)formação do tempo no romance Proust, Le Temps retrouvé ;
3. O teatro entre o mito revisitado e o peso do real: Jean Cocteau, La Machine infernale ; Samuel Beckett, En attendant Godot ;
4. Apreensão do real e objectividade: Francis Ponge, Le parti pris des choses ; Georges Perec, Les Choses ;
5. Marguerite Duras e a escrita da ausência Le ravissement de Lol V. Stein ;
6. Novas formas de escrever a vida Pascal Quignard, Les solidarités mystérieuses.
Bibliografia
PHILIPPE LEJEUNE, Le Pacte Autobiographique, Seuil.
ALAIN BADIOU, Le siècle, Seuil.
MICHEL CARROUGES, André Breton et les données fondamentales du surréalisme, coll. Idées, NRF.
MICHEL CONTAT, Sartre : L´invention de la liberté,. Textuel, coll. Passion, Paris 2005.
JEAN YVES TADIÉ, Le récit poétique, coll. Tel, Seuil.
Método de ensino
1. Exposição das principais questões do programa, recorrendo a exemplos de obras em estudo e de outras obras comparáveis, e dando ênfase à análise literária, mas também à contextualização literária, artístico-cultural e teórica, com recurso a bases de dados e sítios especiallizados na web; o recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem;
2. Orientação do estudante para a discussão crítica e teoricamente fundamentada na aula sobre as obras do programa bem como análise de textos literários;
3. supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Aulas teóricas: 60%, aulas práticas: 40%
Método de avaliação
Considera-se o grau de informação alcançado, bem como a capacidade de reflexão e de conceptualização e o volume de trabalho desenvolvido.
1. Participação nas discussões na aula - 20%;
2. Realização presencial de uma frequência - 40%;
3. Apresentação escrita e oral de um trabalho de investigação - 40%