Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura Francesa do Século XIX

Código

711111050

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

6

Professor responsável

Teresa Almeida

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer o romantismo francês, relacionando-o com os movimentos congéneres de outras literaturas e culturas europeias;
b) Saber identificar alguns traços característicos do início da modernidade;
c) Ser capaz de articular os textos programáticos da época com a análise literária;
d) Ter capacidade crítica para analisar o pensamento teórico, sabendo articular alguns conceitos com a leitura das obras estudadas no programa.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

I. Introdução
Como estudar o século XIX francês? Análise dos recursos disponíveis.

II. O Romantismo francês
1. A construção de um quadro teórico:
Mme de Staël: leitura de alguns extractos de ´De la littérature considérée dans ses rapports avec les institutions sociales´ (1800) e de ´De l´Allemagne´ de 1810
´Racine et Shakespeare´ de Stendhal (1823)
´Préface de Cromwell´ de Victor Hugo (1827)
2. A poesia romântica: Lamartine
3. O romance dos anos trinta: ´Le Rouge et le noir´ de Stendhal e ´Lélia´ de George Sand

III. Nos alvores da Modernidade ou «os filhos desesperados dos românticos»
1. Baudelaire
1.1. ´Le peintre de la vie moderne´ (1863) ou uma nova teoria da arte
1.2. ´Les fleurs du mal´: leitura de alguns poemas
2. ´L´éducation sentimentale´ de Flaubert ou um romance desencantado

Bibliografia

Benjamin, W. (1990). Charles Baudelaire. Un poète lyrique à l´apogée du capitalisme. Paris: Payot.
Burgwinkle, W, Hammond, N. & Wilson, E. (Eds) (2011). The Cambridge History of French Literature. Cambridge: Cambridge University Press, p.450-478, 496-503.
Hollier, D. (dir.) (1993). De la littérature française. Paris: Bordas, p. 583-602, 618-623, 683-687, 723-727.
Compagnon, A. (1983). La Troisième République des lettres : de Flaubert à Proust. Paris : Éditions du Seuil.
Mélonio, F., Marchal, B. & Noiret, J. (2007). XIXe siècle. In Mélonio, F., Marchal, B., Noiray, J. & Compagnon, A. (dir.). La littérature française: dynamique et histoire. Paris: Folio, p. 295-541.

Método de ensino

Aulas teóricas: 60%. Aulas práticas: 40%.
Exposição teórica sobre os diferentes pontos do programa. Leitura crítica dos textos com os alunos e alunas. Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.

Método de avaliação

2 testes – 60%; 1 trabalho – 30%; Assiduidade e/ou participação – 10%.
Os estudantes- trabalhadores devem entrar em contacto com a docente nas duas primeiras semanas de aulas para poderem estabelecer um programa de trabalho.

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