Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura Francesa do Século XVIII

Código

711111052

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

6

Professor responsável

Teresa Almeida

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Identificar os traços característicos do Iluminismo francês através da leitura de alguns dos seus textos mais representativos;
b) ser capaz de caracterizar, em traços gerais, o modo de funcionamento da instituição literária no século XVIII;
c) reflectir sobre a natureza do romance setecentista, a partir da análise dos textos da época;
d) saber problematizar a escrita na primeira pessoa, distinguindo as formas e os géneros utilizados;
e) ser capaz de fazer um comentário de texto, articulando-o com a produção literária desta época;
f) ter capacidade de fazer uma leitura crítica de textos teóricos, aprendendo a integrar novos conceitos na análise das obras;
g) ser capaz de organizar uma bibliografia na área dos estudos sobre o século XVIII, visando uma leitura crítica de uma das obras do programa.

Pré-requisitos

Nível médio de Francês (A2.2. )

Conteúdo

Ler e escrever no tempo do Iluminismo
I. O contexto
1. O projecto da Encyclopédie de D´Alembert e de Diderot
2. As novas formas de sociabilidade literária: as academias, os salões e os cafés
3. O mundo da edição e da leitura
4. O acesso das mulheres à instituição literária
5. O conceito de autor e de autora
II. Formas e géneros literários
1. O teatro: L´Île des esclaves de Marivaux
1.A narrativa na primeira pessoa: Manon Lescaut de Prévost e a definição de «sensibility»
3. O conto filosófico: Candide de Voltaire
4. A retórica da carta e o romance epistolar: Lettres d’une péruvienne de Françoise de Graffigny (extractos); La Nouvelle Héloïse de Rousseau (extractos) e Les Liaisons dangereuses de Laclos
5. Jean-Jacques Rousseau: a tentação autobiográfica ou a história de uma impossibilidade.

Bibliografia

Burgwinkle, W, Hammond, N. & Wilson, E. (Eds) (2011). The Cambridge History of French Literature. Cambridge: Cambridge University Press, p. 350-411.
Chartier, R. (1996). Culture écrite et société: l´ordre des livres. XIVe-XVIIIe . Paris : A. Michel.
Darnton, R. (2002). Pour les Lumières défense, illustration, méthode (2002). Bordeaux : Presses Universitaires de Bordeaux.
DeJean, J. (1991).Tender Geographies. New York and Oxford: Columbia University Press, p. 94-126.
Delon, M. (2007). «XVIIIe siècle» in TADIÉ, Jean-Yves (dir.), La littérature française: dynamique & histoire II. Paris : Gallimard, p. 9-294.
Goulemot, J.-M. (2005). La Littérature des Lumières. Paris : A. Colin.
Hollier, D. (dir.) (1993). De la littérature française. Paris: Bordas, p. 394-399, 418-424, 433-439, 448-453, 510-521.
REID, M. (dir) (2011). Les femmes dans la critique et l´histoire littéraire. Paris: Honoré Champion, p. 75-83.

Método de ensino

Aulas teóricas: 60%. Aulas práticas: 40%.
Exposição teórica sobre os diferentes pontos do programa. Leitura crítica dos textos com os alunos e alunas. Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.

Método de avaliação

2 testes – 60%; 1 trabalho – 30%; Assiduidade e/ou participação – 10%.
Os estudantes- trabalhadores devem entrar em contacto com a docente nas duas primeiras semanas de aulas para poderem estabelecer um programa de trabalho.

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