Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Espanhol B1.1

Código

711111069

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

4

Professor responsável

Beatriz Moriano, Maria Estefânia Mañas Cerezo, Maria Nieves Lagunas Vila

Horas semanais

4

Língua de ensino

Espanhol

Objectivos

Atingir o nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
1. Recolher as ideias principais e localizar detalhes específicos em textos variados sobre temas relacionados com actividades quotidianas.
2. Escrever textos simples e bem estructurados sobre temas correntes ou de interesse pessoal.
3. Trocar e comprovar informação, opiniões e argumentos de forma simples e coerente. Participar em conversações improvisadas expressando sentimentos, crenças, mostrando concordância e contradição.
4. Tomar consciência dos próprios erros e dos erros mais persistentes, e das diferenças entre ambas línguas.
5. Adquirir conhecimentos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha e da América Latina.
6. Ser capaz de relacionar a cultura de origem com as culturas dos países de língua espanhola, desenvolvendo uma actitude de abertura e curiosidade perante a diversidade cultural.
7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.

Pré-requisitos

Espanhol A2.2

Conteúdo

1. Expressar informações, opiniões, sentimentos e argumentos de forma simples e coerente.
2. Relação de informações através da expressão de causas, condições e finalidade.
3. A narração de experiências do passado. Consolidação da forma, uso e contraste dos passados do indicativo (Pretérito perfeito, pretérito indefinido, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.
4. O Futuro e o Condicional.
5. Revisão das formas de tratamento em espanhol.
6. Alargamento do vocabulário relacionado com temas quotidianos de âmbito privado e público.
7. Aspectos contrastivos da língua espanhola e portuguesa.
8. Aprofundar os saberes, comportamentos, referentes culturais e convenções socioculturais do mundo hispânico.
9. Desenvolvimento de saberes e competências interculturais.
10. Temas de actualidade: relação entre o mundo hispânico e a comunidade de origem.

Bibliografia

1. Ainciburu, M.C., González, V., Navas, A., Tayefeh, E. & Vázquez, G. (2011). Vía rápida. Curso intensivo de español. (A1-B1). Barcelona: Difusión.
2. Alonso Raya, R. et al (2013). Gramática básica del estudiante de español (A1-B1). Edición revisada y ampliada. Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia Española de la Lengua: http://www.rae.es/recursos/diccionarios/drae
4. Mayorga, J. (2006). El chico de la última fila. Madrid: Ñaque.
5. Chamorro,C., Martínez, M., Murillo, N. & Sáenz, A. (2010). Todas las voces (B1) Barcelona: Difusión.

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso das TIC.

Método de avaliação

Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Elementos de avaliação:

-Grau e qualidade da participação na aula.
-Prova de leitura: resumo e comentário de uma obra (literária, ensaística, entre outros).
-Frequência: teste de conteúdos linguísticos e culturais.

Cursos