Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Espanhol B2.2

Código

711111072

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

4

Professor responsável

Alberto Madrona Fernandez, Maria Nieves Lagunas Vila

Horas semanais

4

Língua de ensino

Espanhol

Objectivos

a).Compreender a informação de vários interlocutores sobre temas gerais e específicos. Fazer inferências sobre opiniões expressadas ou implícitas;
b).Compreender expressões mais elaboradas na comunicação oral extensa;
c). Proporcionar informação detalhada. Expressar e argumentar as próprias opiniões sobre o tema de uma conversa;
d).Construir um discurso claro e coeso. Desenvolver um argumento de forma sistemática.
d). Escrever textos extensos (artigos, relatórios, etc.) usando as estruturas sintácticas habituais, com um domínio alto dos recursos de estilos mais frequentes;
e).Avaliar conhecimentos.

Pré-requisitos

Espanhol B2.1

Conteúdo

1.Funcionais: Controlar a forma de tratamento. Participar em intercâmbios sociais formais. Dar e transmitir instruções. Expor temas, transmitir ideias e relacionar informações. Expressar opiniões, argumentando as próprias ideias. Expressar atitudes, estados físicos e sentimentos.
2.Gramaticais: Usos do Indicativo ou do Conjuntivo nas diferentes orações subordinadas: Substantivas, relativas e adverbiais
3.Léxicos: Léxico activo e passivo sobre temas, tipos de escritos e situações de interacção pessoal e social que se tratam no curso. Compreensão do léxico dos registos literário, jornalístico, publicitário, comercial e técnico-científico. Coloquialismos e fraseologia.
4.Ortográficos: Produção de textos aprofundando em normas ortográficas. Acentuação
5. Estudo linguístico do espanhol: Reflexão crítica sobre a língua, realização de análises e comentários com rigor filológico. Conteúdos fonéticos e fonológicos, morfossintácticos e léxicos. Variedades diastráticas (estudo dos diferentes registos) e diafásicas (linguagens específicas) do espanhol. Diversidade dialectal e linguística em Espanha e na América.

Bibliografia

Manual: Corpas, Garmendia y otros: Aula Internacional 4. Barcelona: Difusión, 2007;
Real Academia Española. Diccionario de la lengua española. Vigésima segunda edición. Madrid: Espasa Calpe, 2008;

Bosque, Demonte. Gramática descriptiva de la lengua española. Madrid: Espasa Calpe (3t.), 1999;
Alcina, Francha, Blecua: Gramática española. Barcelona: Ariel, 1989.


Lectura obligatoria: Emilia Pardo Bazán. Cuentos de amor.

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias competências, tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso das novas tecnologias.

Método de avaliação

Regime de Avaliação Contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Avaliar-se-á a competência comunicativa do usuário, o uso de estratégias, os aspectos socioculturais, a correcção formal e adequação.

Cursos