
Literatura Espanhola dos Séculos XVIII e XIX
Código
711111075
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Santa María
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português e Espanhol
Objectivos
a) Estudar a literatura espanhola dos séculos XVIII e XIX, destacando: o contributo dos \"ilustrados\"; manifestações românticas; expansões ou rupturas \"realistas\"; a tematização literária de \"el problema de España\" já na viragem para o século XX; a modernidade nas letras castelhanas.
b) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários.
c) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aqueles movimentos e/ou tendências.
d) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, textual e não textual, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.
e) Desenvolver a capacidade de elaboração de juízos próprios, sustentada por argumentação baseada na informação recolhida e adequadamente articulada.
f) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita: da informação adquirida, das leituras críticas realizadas e das abordagens e interpretações pessoais.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1.Introdução à literatura espanhola dos séculos XVIII e XIX.
2.Da Ilustración ao Romantismo
3.Os géneros românticos e a suas práticas: poesia, teatro, narrativa, jornalismo.
4.Realismos e naturalismos.
5.Na crise finissecular: tematizações literárias de \"el problema de España\" e La generación del 98.
Bibliografia
Borque, J. M. D. (1980). Historia de La Literatura Española, Vol. 3, Siglos XVIII/XIX. Madrid: Taurus.
Rico, F. (coord.) (1982). Historia y Crítica de la Literatura Española, Vol. 5, Romanticismo y Realismo. Barcelona: Crítica.
Rico, F. (coord.) (1979). Historia y Crítica de la Literatura Española, Vol. 6, Modernismo y 98. Barcelona: Crítica.
Urrutia, Jorge (2004). Las luces del crepúsculo. Madrid: Biblioteca Nueva.
Vicente Llorens (1989). El Romanticismo español. Madrid: Castalia.
Método de ensino
Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos literários pré-definidos; supervisão tutorial do trabalho de investigação conducente à redacção e defesa de um ensaio sobre um dos autores do programa.
Método de avaliação
um ensaio (20%) e dois testes escritos em aula (20%, 60%).