
Literaturas Contemporâneas da Península Ibérica
Código
711111076
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Santa María
Horas semanais
4
Língua de ensino
Espanhol
Objectivos
a) Aprofundar o conhecimento das diversas práticas literárias que, desde os inícios do século XX até aos nossos dias, se foram desenvolvendo ao longo do território da Península Ibérica.
b) Conhecer alguns dos textos mais destacados que apresentam as diversas literaturas contemporâneas da Península Ibérica (exceptuando a portuguesa).
c) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários, nacionais e internacionais.
d) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aquelas práticas.
e) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.
f) Desenvolver a capacidade de elaboração de juízos próprios, sustentada por argumentação baseada na informação recolhida e adequadamente articulada.
g) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita da informação adquirida, das leituras críticas realizadas e interpretações pessoais.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Introdução às literaturas contemporâneas da Península Ibérica: contextos histórico-políticos e estético-literários.
2. Pío Baroja e El Árbol de la ciencia: Noventayochismo.
3. As vanguardas. O expressionismo \\"esperpéntico\\" de Valle-Inclán: Las galas del difunto (Martes de carnaval).
4. A Poesia da Generación del 27.
5. A ditadura de Franco, entre o \\"tremendismo\\" e o existencialismo: La família de Pascual Duarte, de Camilo José Cela, e Cinco horas com Mario, de Miguel Delibes.
6. Na viragem do século, narrar a Guerra Civil: Los girasoles ciegos, de Alberto Méndez. O fortalecimento das literaturas nacionais.
7. O teatro posterior ao franquismo: José Sanchis Sinisterra e Ñaque, o de piojos y actores.
Bibliografia
ALVAR, MAINER, NAVARRO, Breve historia de la literatura española, Madrid, Alianza, 1997.
GRACIA, Jordi, A la intemperie. Exilio y cultura en España, Barcelona, Anagrama, 2011BROWN, G. G., Historia de la literatura española, 6/1, El siglo XX, Barcelona, Ariel, 1974.
KIRKPATRICK, Susan, Mujer, modernismo y vanguardia en España (1898-1931), trad. Jacqueline Cruz, Madrid, Cátedra, 2003
RICO (ed.), Historia y crítica de la literatura española, Vol. 7: Época contemporánea: 1914- 1939: Domingo Ynduráin .Vol. 8: Época contemporánea: 1939-1980; Darío Villanueva y varios autores. Vol 9: Los nuevos nombres: 1975 -2000.
SANTOS SANZ VILLANUEVA, Historia de la literatura española, 6/2, Literatura actual, Barcelona, Crítica, 1984.
Método de ensino
As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária e história cultural com métodos de análise textual. Análises e reflexões em grupo são orientadas pela docente. Supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Método de avaliação
Avaliação de conhecimentos, com carácter individual e continuado, através da apresentação oral de resultados de leituras indicados previamente e discussão em grupo de interpretações de textos ensaísticos e literários indicados previamente; duas frequências escritas.