
Francês A2.2
Código
711111079
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
4
Horas semanais
4
Língua de ensino
Francês
Objectivos
Alcançar o Nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador elementar)
Os estudantes serão capazes de :
1. compreender vários tipos de documentos orais autênticos relativos a assuntos familiares, quando sao usadas frases simples
2. compreender globalmente textos escritos simples relativos a assuntos familiares e habituais
3. produzir discursos orais simples e curtos (a partir de assuntos familiares) comunicando hábitos, experiências, sentimentos e opiniões pessoais, assim como interagir oralmente nas mesmas situações
4. produzir textos escritos simples e curtos, comunicando hábitos, experiências, sentimentos e opiniões pessoais
5. mobilizar as competências linguísticas, discursivas e socioculturais adquiridas para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência
6. aprofundar conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural
Pré-requisitos
Francês A2.1
Conteúdo
As aulas abarcam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano e apresentarão as seguintes actividades :
1 Actividades de recepção escrita e oral a partir de documentos autênticos (obra literária, artigos da imprensa, reportagens televisivas, documentos radiofónicos, vídeos)
2 Actividades de interacção oral : simulação de debates e de outras situações de comunicação oral autêntica
3 Actividades de produção escrita e oral de diferentes tipos textuais (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal).
4 Actividades diversas para a aquisição e consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência)
Bibliografia
DENYER, M. et alii (2011) : Version originale 2, Barcelone - Paris, Difusión - Maison des Langues
CAQUINEAU-GÜNDÜZ, M.-P. (2005) : Les exercices de grammaire, niveau A2, Paris, Hachette
Método de ensino
Método comunicativo visando a estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências linguísticas e extralinguísticas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Método de avaliação
Avaliação formativa e continua : 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%) + participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%).