
Francês B1.2
Código
711111081
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
4
Professor responsável
Christina Dechamps
Horas semanais
4
Língua de ensino
Francês
Objectivos
Alcançar o Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador independente)
Os estudantes serão capazes de :
1. compreender vários tipos de documentos orais autênticos relativos a assuntos familiares, quando é usada uma linguagem clara e estandarizada
2. compreender textos escritos diversos, nomeadamente argumentativos, relativos a assuntos familiares
3. produzir discursos orais simples e coerentes (a partir de assuntos familiares) comunicando experiências, sentimentos e opiniões pessoais, assim como interagir oralmente nas mesmas situações
4. produzir textos escritos simples e coerentes (a partir de assuntos familiares), comunicando experiências, sentimentos e opiniões pessoais
5. mobilizar as competências linguísticas, discursivas e socioculturais adquiridas para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência
6. aprofundar conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural
Pré-requisitos
Francês B.1.1
Conteúdo
As aulas abarcam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano e apresentarão as seguintes actividades :
1 Actividades de recepção escrita e oral a partir de documentos autênticos (obra literária, artigos da imprensa, reportagens televisivas, documentos radiofónicos, vídeos)
2 Actividades de interacção oral : simulação de debates e de outras situações de comunicação oral autêntica
3 Actividades de produção escrita e oral de diferentes tipos textuais (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal).
4 Actividades diversas para a aquisição e consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência)
Bibliografia
DENYER, M. et al. (2011). Version originale 3. Barcelone, Paris: Difusión - Maison des Langues
CAQUINEAU-GÜNDÜZ, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau B1. Paris: Hachette
REY-DEBOVE, J. (2002). Dictionnaire du Français. Paris: Le Robert - Clé International
KHADRA, Y. (2001). L´écrivain. Paris: Pocket.
Selected activities from TV5 (http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/lf/p-26292-Langue-francaise.htm)
Método de ensino
Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências linguísticas e extralinguísticas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Método de avaliação
Avaliação formativa e continua : 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%) + participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%).