Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Francês B2.1

Código

711111082

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

4

Horas semanais

4

Língua de ensino

Francês

Objectivos

O estudante deve:
a)Alargar a sua capacidade de compreensão oral às diferentes expressões da língua francesa dentro e fora das fronteiras do hexágono (francofonia) e a discursos longos e complexos (conferências).
b) ser capaz de compreender textos argumentativos coerentes na língua padrão na sua área de especialidade e deles extrair os argumentos e as informações relevantes.
c)Desenvolver a sua capacidade de expor oralmente e por escrito o seu raciocínio de maneira clara e articulada e fundamentar as suas interpretações a través da planificação e produção escrita de textos argumentativos e da planificação e produção oral de debates.
d) Adquirir conhecimentos ligados à vida cultural dos países francófonos e a acontecimentos relevantes da vida do século XX para uma melhor compreensão da sociedade francesa de hoje. Desenvolver uma compreensão da língua enquanto expressão da identidade cultural.

Pré-requisitos

Ter obtido o nível B1.2

Conteúdo

As aulas abarcam temáticas diversificadas relativas a questões de sociedade (manual escolhido) e apresentarão as seguintes actividades:
1 – Actividades de recepção escrita e oral a partir de documentos autênticos (obra literária, artigos da imprensa, reportagens televisivas, documentos radiofónicos, vídeos)
2 – Actividades de interacção oral : simulação de debates e de outras situações de comunicação oral autêntica
3 – Actividades de produção escrita e oral de diferentes tipos textuais (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal). A produção oral é desenvolvida através de debates e avaliada numa exposição (oral contínua).
4 – Actividades diversas para a aquisição e consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas em conformidade com o nível B1 do QECR.

Bibliografia

Abbadie,C. Chovelon, B., Morsel, M.H., L´Expression française écrite et orale, collection fle, Grenoble, PUG, 1994.
Boularès, M. et Frérot, J.L., Grammaire progressive du français, Paris, CLE International, 1997.
Maingueneau, D., Eléments de linguistique pour le texte littéraire, Paris, Nathan, 2000.
Capucho, F., Denyer, M., Labascoule, J.,Royer, C., (2007) Rond-Point 3, Méthode de français basée sur les tâches, Barcelona, Difusión.

Método de ensino

Método comunicativo.
Abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas culturais e gramaticais.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências linguísticas e extralinguísticas.
Recurso frequente às novas tecnologias

Método de avaliação

Avaliação formativa composta por:
2 provas presenciais : (50%)
1 trabalho oral individual consistindo na apresentação da síntese de três textos ligados tematicamente à cultura francófona : (25%)
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e trabalhos individuais feito ao longo do semestre: 25%
(Assiduidade: mínimo de 50% de presenças, com excepção dos estudantes-trabalhadores)

Cursos