
Francês B2.1
Código
711111082
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
4
Horas semanais
4
Língua de ensino
Francês
Objectivos
O estudante deve:
a)Alargar a sua capacidade de compreensão oral às diferentes expressões da língua francesa dentro e fora das fronteiras do hexágono (francofonia) e a discursos longos e complexos (conferências).
b) ser capaz de compreender textos argumentativos coerentes na língua padrão na sua área de especialidade e deles extrair os argumentos e as informações relevantes.
c)Desenvolver a sua capacidade de expor oralmente e por escrito o seu raciocínio de maneira clara e articulada e fundamentar as suas interpretações a través da planificação e produção escrita de textos argumentativos e da planificação e produção oral de debates.
d) Adquirir conhecimentos ligados à vida cultural dos países francófonos e a acontecimentos relevantes da vida do século XX para uma melhor compreensão da sociedade francesa de hoje. Desenvolver uma compreensão da língua enquanto expressão da identidade cultural.
Pré-requisitos
Ter obtido o nível B1.2
Conteúdo
As aulas abarcam temáticas diversificadas relativas a questões de sociedade (manual escolhido) e apresentarão as seguintes actividades:
1 Actividades de recepção escrita e oral a partir de documentos autênticos (obra literária, artigos da imprensa, reportagens televisivas, documentos radiofónicos, vídeos)
2 Actividades de interacção oral : simulação de debates e de outras situações de comunicação oral autêntica
3 Actividades de produção escrita e oral de diferentes tipos textuais (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal). A produção oral é desenvolvida através de debates e avaliada numa exposição (oral contínua).
4 Actividades diversas para a aquisição e consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas em conformidade com o nível B1 do QECR.
Bibliografia
Abbadie,C. Chovelon, B., Morsel, M.H., L´Expression française écrite et orale, collection fle, Grenoble, PUG, 1994.
Boularès, M. et Frérot, J.L., Grammaire progressive du français, Paris, CLE International, 1997.
Maingueneau, D., Eléments de linguistique pour le texte littéraire, Paris, Nathan, 2000.
Capucho, F., Denyer, M., Labascoule, J.,Royer, C., (2007) Rond-Point 3, Méthode de français basée sur les tâches, Barcelona, Difusión.
Método de ensino
Método comunicativo.
Abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas culturais e gramaticais.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências linguísticas e extralinguísticas.
Recurso frequente às novas tecnologias
Método de avaliação
Avaliação formativa composta por:
2 provas presenciais : (50%)
1 trabalho oral individual consistindo na apresentação da síntese de três textos ligados tematicamente à cultura francófona : (25%)
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e trabalhos individuais feito ao longo do semestre: 25%
(Assiduidade: mínimo de 50% de presenças, com excepção dos estudantes-trabalhadores)