Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Francesa Oitocentista

Código

711111088

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir uma compreensão global das relações entre as dimensões histórica, cultural, social e política da França do século XIX;
b) Aprofundar os conhecimentos sobre a França oitocentista e apreender as principais complexidades do século XIX francês;
c) Analisar e confrontar várias modalidades de intervenção (pintura, música, literatura);
d) Reflectir sobre textos teóricos e ensaísticos, relacionados com as temáticas mais relevantes para a compreensão do panorama do século;
e) Produzir reflexões e raciocínios críticos sobre problemáticas respeitantes às temáticas abordadas durante o semestre.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

No contexto dos objectivos definidos para a unidade curricular serão desenvolvidos os seguintes eixos temáticos:
1. A França em 1789
2. A Revolução Francesa
3. Napoleão Bonaparte e a epopeia napoleónica
4. Tendências culturais (I): o Romantismo
5. A Restauração e a Monarquia de Julho
6. A Revolução de 1848
7. Tendências culturais (II): o Realismo
8. A II República
9. “O último dia de um condenado”: Victor Hugo e o debate sobre a pena de morte
10. Tendências culturais (III): o Naturalismo
11. O II Império
12. Napoleão III
13. Tendências culturais (IV): o Barão Haussmann e a transformação urbana de Paris
14. A crise de 1870
15. A Comuna de Paris
16. Utopias, Anarquismo e Socialismo no século XIX francês
17. Tendências culturais (V): o Impressionismo
18. A III República: as instituições
19. A III República: a crise do “Boulangisme” e o “escândalo do Panamá”
20. A III República: o “caso Dreyfus”

Bibliografia

- AA.VV. (2007). Nouvelle Histoire de la France Contemporaine (Tomes 1 à 10). Paris: Éditions du Seuil.
- Ferro, M. (2011). História de França. Lisboa: Edições 70.
- Rémond, R. (2002). Introduction à l’Histoire de notre temps (Tomes 1-2). Paris: Éditions du Seuil.
- Rioux, J-P. and Sirinelli, J-F. (2005). Histoire Culturelle de la France (Tome 3). Paris: Éditions du Seuil.
- Winock, M. (2003). La France Politique: XIXe - XXe siècle. Paris: Seuil.
- Winock, M. (1999). Le siècle des intellectuels. Paris: Éditions du Seuil.

Método de ensino

Aulas de índole teórica, de exposição dos tópicos fundamentais do Programa (60%), combinadas com aulas práticas destinadas à apresentação e discussão dos trabalhos dos Aluno(a)s (40%).

Método de avaliação

Duas provas escritas presenciais (frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas (60%). Apresentação de um trabalho oral (30%). Assiduidade e participação nas aulas práticas (10%).

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