
Inglês B2.2
Código
711121045
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
4
Professor responsável
Allyson Jane Roberts, David Philip Rowlands, Joana Rabinovitch
Horas semanais
4
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O aluno deve:
a) alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador
independente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) ser capaz de produzir textos numa forma clara, coerente e bem estruturada que digam respeito a interesses pessoais, textos narrativos e artigos discursivos, com poucos erros a nível gramatical e de léxico
d) compreender a mensagem essencial em textos complexos sobre assuntos contemporâneos e da actualidade
e) expressar de uma forma espontânea em situações do dia-a-dia, com poucos erros a nível lexical e gramatical e contribuir em debates
f) entender discurso falado, tanto ao vivo como gravado com pouca dificuldade
g) analisar e controlar os sistema gramatical inglês
h) ser responsável pela a sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.
Pré-requisitos
Aprovação na disciplina de Inglês B2.1.
Conteúdo
O curso centra-se em temas de índole social e cultural actuais. O curso assenta em um livro adoptado, dicionários, gramáticas e conteúdos online e uma colectânea de textos permitindo a análise duma grande variedade de textos, textos literários e culturais a artigos jornalísticos, também filmes, clips e material online focando aspectos socioculturais do universo anglo-saxónico que ajudam a descodificar referências locais/culturais. Aprendizagem e trabalhos de avaliação contínua através de expressão escrita e oral e desenvolvimento das competências linguísticas e do conhecimento:
Escrita- escrever textos discursivos de vários géneros, escrita criativa
Oral-estratégias de conversação, capacidade em desenvolver discussões; formais e informais
Léxico- inglês americano vs inglês britânico, formação de palavras, sintagma nominal, collocations, desenvolvimento de estratégias a nível autónomo visando alargar léxico
Gramática- análise lexical, adverbiais, frases complexas
Edição/revisão.
Bibliografia
Jones, C. Bastow, T. & Jeffries, A. (2010) Inside Out, Advanced. Oxford: Macmillan.
Longman Dictionary of Language and Culture. (2005) Harlow: Pearson. LongmanMacmillan English Dictionary of Advanced Learners. (2006) Oxford: Macmillan.
Vince, M. (2010) English Grammar in Context, Advanced. Oxford: Macmillan.
Reading Portfolio - literary, cultural and media extracts. [Colectânea de leituras seleccionadas artigos, textos literários, culturais e mediáticos]
Método de ensino
Método comunicativo com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de uma série de temas. Discussão é um elemento chave procedida amiúde por input escrito ou ouvido e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.
Método de avaliação
Avaliação contínua e formativa composta por:
4 textos escritos de géneros distintos (2 presenciais) 65%
2 trabalhos orais (discursivo (em grupos) 25%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem 10%
Assiduidade: 66% das aulas