
Inglês C1.1.2
Código
711121047
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
4
Horas semanais
4
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O aluno deve ser capaz de:
a) aproximar o nível C1 do Quadro Europeu Comum De Referência (utilizador proficiente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente com poucos lapsos gramaticais ou lexicais em debates formais e conversas formais e informais.
d)compreender uma vasta gama de textos complexos, incluindo textos especializados e ser conhecedor de um leque de géneros diferentes de textos.
e) produzir textos duma forma clara, coerente e bem estruturados, assim como textos de interesse pessoal, textos narrativos, e artigos de opinião sobre temas contemporâneos, com poucos erros gramaticais ou lexicais.
f) pesquisar o conteúdo dos textos a escrever utilizando a internet e recursos bibliográficos.
g) analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa.
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.
Pré-requisitos
Aprovação na disciplina de Inglês C1.1.1
Conteúdo
Este curso aborda temas sociais e culturais de interesse. Um manual, dicionários, gramáticas e fontes de informação online constitui a base do curso, complementado por um Portfolio de Leitura do textos que permite a analise de uma gama de textos literários, culturais e jornalísticos. Programas de televisão e filmes são também usados para focar no estilo, conteúdo, uso da língua e competência intercultural. Tarefas de aprendizagem e avaliação oferecem oportunidades regulares para a expressão escrita e oral e para desenvolver competências e conhecimentos da língua.
Escrever: artigos, relatórios, cenas de peças de teatro
Falar: Técnicas de debate, pronúncia
Competência intercultural: Discussão de referências culturais
Léxico: Colocações,coesão textual, expressões idiomáticas, ´word families´, formação de substantivos, verbos ´multi-word´
Gramática: artigos, revisão da frase verbal, preposições
Revisão de textos, identificação e correção de erros.
Bibliografia
Cotton, D., Falvey, D., Kent, S., Lebeau,I., & Rees, G. (2010). Language Leader.Harlow: Pearson Education.
Crowther, J. (2005). The Oxford Guide to British and American Culture. Oxford: Oxford University Press.
Foley, M. & Hill, D. (2003). Advanced Learner´s Grammar. Harlow: Longman.
Reading Portfolio. A portfolio of authentic texts provided by the teacher.
Rundell, M. (2006). Macmillan English dictionary for Advanced Learners. London: Macmillan.
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave precedida pelo input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.
Método de avaliação
A avaliação é contínua e formativa composta por:
4 textos escritos de géneros distintos (2 presencial) 60%
2 trabalhos orais (discursivo/informativo): Em grupo 30%
1 prova presencial para avaliar recepção oral 5%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem 5%
Assiduidade: 66% das aulas