Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Inglês C1.2

Código

711121048

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

4

Professor responsável

David Philip Rowlands, Vanessa Marie Boutefeu

Horas semanais

4

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O aluno deve:
a) alcançar o nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com poucos erros gramaticais/lexicais, demonstrando bom controlo das estruturas da Língua
d) ser capaz de compreender textos escritos extensos e complexos, tais como artigos académicos e artigos de opinião sobre assuntos sociais e culturais
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com poucos lapsos gramaticais ou lexicais, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, quer ao vivo quer gravado, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C1.1.2

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e histórica, mas com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas são: identidade (pessoal e cultural), historia (1ª Guerra Mundial, Grã-Bretanha – passado e presente); liberdade (direitos humanos, liberdade pessoal, etc); os média (noticiários online e televisivo para identificar/descodificar referências culturais). Os temas conduzem à analise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – resumos; o texto narrativo/descritivo; o texto discursivo;
Falar – pronúncia; estratégias de conversação; técnicas de debate
Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências culturais
Léxico – análise lexical; formação de substantivos; género; verbos ‘multi-word’; colocações; ‘word families’
Gramática – revisão da frase verbal; artigos; pontuação; preposições; coesão e ‘discourse markers’
Revisão de textos – identificação e correcção de erros

Bibliografia

Aboulela, L. (2001). The Museum, in ´Coloured Lights´. Edinburgh: Polygon/Edinburgh University Press
Carter, R. & McCarthy, M. (2006). Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press
Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009). Successful Academic Writing. Harlow: Pearson Longman
Munro, A. (2000). The Love of a Good Woman. London: Vintage Books
Vince, M. & French, A. (2011). IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Oxford: Macmillan

A collection of selected readings - articles, literary, cultural and media texts – and linguistic tasks [Colectânea de leituras seleccionadas – artigos, textos literários, culturais e mediáticos – e actividades linguísticas (a disponibilizar pelo docente)]

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.

Método de avaliação

Avaliação contínua e formativa composta por:
4 textos escritos de géneros distintos (1 presencial) – 55%
2 trabalhos orais (discursivo/informativo): 1 em grupo/1 individual – 20%
1 prova presencial para avaliar conhecimentos gramaticais, lexicais e competências de leitura/recepção do oral – 15%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem – 10%
Assiduidade: 66%

Cursos