
Seminário de Inglês
Código
711121053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
12
Professor responsável
Miguel Alarcão, Teresa Pinto Coelho
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Class A
- Obter conhecimentos básicos sobre Postcolonial Studies e dominar alguns dos conceitos básicos da teoria pós-colonial
- Aplicar os conceitos adquiridos à interpretação crítica dos romances em estudo
- Aplicar os conceitos adquiridos no trabalho oral individual a ser apresentado e discutido na aula, assim como no trabalho escrito
- Consolidar a aprendizagem das metodologias de investigação a aplicar no trabalho escrito individual: como consultar as bases de dados, fazer investigação autónoma, estruturar um trabalho, fazer citações, notas, anexos e bibliografia
- Apresentar um pequeno trabalho oral de investigação sobre um tema relativo a um dos romances do Programa
- Ser capaz de apresentar um trabalho escrito de investigação sobre um tema comum
a dois romances à escolha, desde que estes ilustrem a grande temática da \"ilha\" no seu sentido mais lato.
Class B
a) Construir uma visão panorâmica das relações entre Portugal e a Inglaterra/Grã-Bretanha, da formação da nacionalidade ao final das guerras liberais e civis, privilegiando os planos histórico, político-diplomático, económico-comercial e literário-cultural.
b) Abrir janelas sobre temas e problemáticas abordáveis, com maior grau de pormenor, nas disciplinas de literatura e cultura dos países envolvidos.
c) Estimular as capacidades de pesquisa, recolha, análise e interpretação autónomas da informação, tendo em vista a produção de reflexões próprias e juízos críticos.
Pré-requisitos
Assistência obrigatória a, pelo menos, 75% das aulas por parte de todos os alunos (normais e estudantes trabalhadores).
Conteúdo
TA
\"Ilhas (pós-)coloniais no romance britânico\"
I - Introdução aos Postcolonial Studies
1.1. O trabalho de Said e os críticos
1.2. Alguns conceitos-chave da teoria pós-colonial: ambivalence, mimicry, hyibridity, etc
1.3. Post-colonial e postcolonial
II - Metodologias de investigação: como investigar e fazer um trabalho escrito
III - Para uma leitura pós-colonial (postcolonial) de Robinson Crusoe
3.1. A ilha no pensamento ocidental
3.2. A ilha de Robinson como espaço de colonização
3.3. O Encontro Robinson / Friday
3.4. Robinson Crusoe e a Robinsonade
IV - A Robinsonade vitoriana: Treasure Island
4.1. Stevenson e a expansão do império britânico nos finais do século XIX: o Scramble for Africa
4.2. A ilha e a imagem de desagregação imperial
V - Reescritas de Robinson Crusoe no século XX: apropriação e resistência
5.1. A temática feminina e a ilha em Robinson, de Muriel Spark
5.2. Foe, de Coetzee, e a questão política na África do Sul
VI - Para uma comparação dos romances em estudo
TB
I ) Introdução.
II ) Das origens à concorrência oceânica (1147-1580).
III) A era das restaurações (1640-1820).
IV) A era das revoluções (1820-1851).
Bibliografia
Método de ensino
Turma A
- Aulas teóricas sobre as temáticas do Programa e sobre Postcolonial Studies - c. 30%
- Aulas de consolidação da aprendizagem das metodologias de investigação - c. 20%
- Aulas de apresentação e discussão do trabalho oral - c. 50% (dependendo do tamanho das turmas)
- Produção do trabalho escrito (trabalho feito em casa pelos alunos)
- Orientação dos trabalhos orais e escritos - sobretudo fora das horas de aula (tutoriais)
Turma B
Leccionação maioritariamente expositiva, reservando-se, no final de cada aula, um curto período (10-15 mins.) para debate, comentários, esclarecimento de dúvidas, etc. Serão ainda facultados textos de apoio complementares, além do acompanhamento das leituras e investigações a efectuar pelos estudantes.
Método de avaliação
Turma A
- trabalho oral - 50% da nota final
- trabalho escrito - 50% da nota final
Turma B
Redacção de um mini-ensaio (frequência): c. 4 págs. (50%)
Elaboração de um trabalho, individual ou em grupo, para apresentação oral (50%).