
Linguística Inglesa
Código
711131026
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta disciplina tem como objectivos levar os alunos a:
a) reconhecer e explicitar algumas características da língua inglesa a nível lexical e morfo-sintáctico comparando-as com outros sistemas gramaticais;
b) analisar e explicitar algumas especificidades do inglês a nível semântico: valores do tempo e do aspecto verbais e dos verbos modais;
c) saber distinguir aspectos linguísticos característicos de diferentes variedades do inglês.
d) conseguirem identificar aspectos linguísticos que distinguem diferentes variedades do inglês.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. O Inglês e os seus estatutos no panorama linguístico actual
2. Diferenças paramétricas entre o Inglês, outras línguas germânicas e o Português
3. O léxico: criação, formação, variação e mudança
3.1. morfemas, palavras e categorias lexicais plenas e funcionais
3.2. os sistemas pronominais e de verbos auxiliares temporais, modais e aspectuais
4. A estrutura das frases
4.1. A estrutura semântica da oração
4.2. A estrutura sintáctica da oração
5. Funções gramaticais e Caso
5.1. Sujeito temático e sujeito expletivo
5.2. Objeto direto e objeto indireto e duplos objetos
5.3. Adjuntos circunstanciais
6. Composição e derivação das frases simples e complexas
6.1. Frases simples e complexas
6.2. Frases interrogativas
6.3. Frases relativas
6.4. Frases Passivas
Bibliografia
CASANOVA, I. (1996). Linguística Inglesa. Lisboa, Universidade Aberta.
MCARTHUR, T. (2002). The Oxford Guide to World English, Oxford University Press.
CARSTAIRS-McCARTHY, A. (2002). An Introduction to English Morphology. Edinburgh University Press Ltd.
QUIRK, R., GREENBAUM, S., LEECH, G., & SVARTVIK, J. (1985). A Grammar of Contemporary English. Harlow. Longman, 1985.
RADFORD, A. (2009). Analysing English Sentences. A Minimalist Approach, Cambridge. Cambridge University Press.
Método de ensino
Haverá lugar a aulas expositivas, aulas práticas de discussão das leituras e exercícios de análise com explicitação dos pressupostos teóricos assumidos na disciplina. No início de cada aula será feito um breve resumo da aula anterior e no final anunciar-se-á a matéria da aula seguinte. Os sumários e outros materiais de apoio serão disponibilizados na plataforma \"moodle\" da FCSH-UNL. Tutoriais por solicitação dos alunos.
Método de avaliação
Método de avaliação:
Um pequeno trabalho escrito (15%), exercícios de análise e participação nas aulas (15%), dois testes presenciais (70%).