
Introdução às Ciências da Linguagem
Código
711131043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Monção Fernandes, Clara Nunes Correia, Helena Topa Valentim, Maria do Céu Caetano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Reconhecer a linguagem como atividade cognitiva;
2. Distinguir os conceitos de língua e de linguagem;
3. Adquirir os mecanismos que permitam a descrição das línguas naturais;
4. Desenvolver de forma adequada as diferentes ferramentas que permitem a análise e descrição das línguas humanas;
5. Estabelecer pontos de diferença e de semelhança entre línguas;
6. Interrelacionar pontos de proximidade entre as ciências da linguagem e outras áreas de conhecimento (filosofia, psicologia, sociologia, literatura, ...)
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Linguagem como atividade cognitiva: falar/ouvir/perceber: a.as origens da linguagem: das evidências não-linguísticas às evidências linguísticas; b.como e por que é que se fala: a faculdade da linguagem; c. o conceito de língua materna e os modelos de aquisição da linguagem;
2.Manifestações da linguagem: linguagem verbal e linguagem gestual;
3. As línguas naturais: níveis de análise linguística;
4. Descrição das línguas naturais: a. as gramáticas das línguas - gramáticas normativas e gramáticas descritivas; b. norma e desvios: gramaticalidade, aceitabilidade e agramaticalidade;
5. Abordagens interdisciplinares em Ciências da Linguagem
Bibliografia
ARONOFF. Mark & Janie REES-MILLER (eds.) (2003). The handbook of linguistics, MA/Oxford: Blackwell Publishers
COSTA, João & SANTOS, A.L. (2002) A falar como os bebés. Lisboa: Caminho.
CRYSTAL, D. (2010) A Little book of Language. New Haven and London: Yale University Press.
FARIA, I. H. et al (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
FROMKIN, V., RODMAN, R. & HYAMS, N. (2007) An Introduction to Language. Belmont: Thomson Wadsworth.
YAGUELLO, Marina.
Les Langues imaginaires. Paris: Seuil, 2006.
Método de ensino
A UC caracteriza-se por ser de âmbito teórico-prático. Assim, a partir de uma calendarização inicial prevê-se que exista uma combinação tendencialmente equilibrada de aulas práticas e aulas de exposição (teóricas). No início do semestre os estudantes ficarão com essa informação disponível.
Método de avaliação
Como avaliação de conhecimentos, prevê-se a realização de provas presenciais (3) (minitestes), com o objetivo de verificação da aprendizagem dos diferentes módulos programáticos. Estas provas terão a ponderação de 45% no total da avaliação da UC. Simultaneamente propor-se-á a realização de trabalhos autónomos (com caráter não obrigatório) que servirão como suporte ao trabalho desenvolvido em aula. A ponderação dos trabalhos realizados será de 15% da nota final. Finalmente propor-se-á a realização de uma frequência final, cuja ponderação será de 40%.
Cursos
- Estudos Portugueses e Franceses
- Ciências da Linguagem
- Estudos Alemães
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses
- Estudos Franceses e Espanhóis
- Estudos Franceses
- Estudos Ingleses e Alemães
- Estudos Espanhóis
- Estudos Portugueses e Espanhóis
- Ciências da Linguagem
- Estudos Portugueses e Alemães
- Estudos Ingleses e Franceses
- Estudos Ingleses e Espanhóis
- Estudos Espanhóis e Alemães
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Estudos Franceses e Alemães