
Representação da Língua Oral e Escrita
Código
711131048
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Maria Teresa Brocardo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
i. Compreender a diferenciação essencial entre usos orais e usos escritos da(s) língua(s) como modos primário e secundário da linguagem humana, respetivamente.
ii. Identificar e descrever os (principais) traços distintivos inerentes aos usos orais e escritos.
iii. Compreender noções de representação (do oral / do escrito), transcrição, ortografia, entre outras.
iv. Desenvolver práticas de uso de alguns sistemas de transcrição / representação da fala.
v. Caraterizar diferentes sistemas de escrita.
vi. Caraterizar a atual ortografia do português.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. O oral e o escrito: diferenciação essencial de dois tipos de usos das línguas humanas.
2. Representação da língua - algumas noções básicas e convenções (representação de unidades e estruturas de diferentes níveis, fenómenos sincrónicos e diacrónicos, etc.)
3. Transcrição da fala: sistemas, recursos e ferramentas.
4. Sistemas de escrita: caraterização e tipologias.
5. A ortografia do português: perspetiva histórica; critérios e fundamentos da ortografia atual.
Bibliografia
ARAÚJO, Luís Manuel (coord.) (2000) A Escrita das Escritas. Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações.
CORNBLEET, Sandra & Ronald CARTER (2001) The Language of Speech and Writing. London: Routledge
DUARTE, Inês (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta
MATEUS, Maria Helena M. et al. (2005) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta
LOUWERSE, M. M. et al. (2004). Variation in language and cohesion across written and spoken registers. In K. Forbus, D. Gentner & T. Regier (Eds.) Proceedings of the twenty-sixth annual conference of the Cognitive Science Society. Mahwah, NJ: Erlbaum, pp. 843-848
Método de ensino
As aulas incluem vertentes teóricas, descritivas e práticas, pressupondo uma frequência regular dos estudantes, consistindo em: apresentação e explicação de conteúdos; análise de exemplos; práticas a desenvolver pelos estudantes (exercícios de representação / transcrição, formulação / resolução de problemas, etc.)
Método de avaliação
Resolução de exercícios nas aulas práticas (25%). Resolução de exercícios não presenciais (15%). Teste escrito (60%).