
Aquisição de Língua Estrangeira
Código
711131059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas áreas básicas de estudo linguístico à área de ensino/aprendizagem de línguas;
b) Desenvolver o conhecimento de diferentes modelos de análise e de conceitos teóricos de relevo na área de Aquisição de Língua Segunda / Língua Estrangeira;
c) Adquirir competências que lhes permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas;
d) Desenvolver a capacidade de utilizar instrumentos metodológicos para a recolha, tratamento e análise de dados de aquisição linguística.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Introdução à aquisição de segunda língua (L2): objetivos e problemáticas.
2. Metodologias de recolha, tratamento e análise de dados.
3. O fator idade e a hipótese do Período Crítico.
4. O papel do conhecimento linguístico prévio.
5. Diferentes perspetivas teóricas no estudo de aquisição de L2.
6. O desenvolvimento da gramática: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.
7. Aquisição de L2 e ensino/aprendizagem de língua não materna.
Bibliografia
Doughty, C. & M. Long (eds.) (2005) The Handbook of Second Language Acquisition. Wiley-Blackwell.
Ellis, R. (1994) The Study of Second Language Acquisition, Oxford, Oxford University Press.
Mitchell, R. & F. Myles (2004) Second Language Learning Theories, Oxford, Oxford University Press, 2nd ed.
Ortega, L. (2008) Understanding Second Language Acquisition (Understanding Language), Routledge.
Ritchie, W. & T. Bhatia (eds.) (2009), The New Handbook of Second Language Acquisition, Emerald Group Publishing Limited, 2nd ed.
Método de ensino
(a) Aulas teóricas: apresentação ou explicação de conteúdos pelo docente;
(b) Aulas práticas: realização de exercícios práticos presenciais de aplicação de conhecimentos; realização de tarefas individuais ou em grupo.
Método de avaliação
(a) Exercícios práticos não presenciais (20%);
(b) Um trabalho escrito individual (40%);
(c) Um teste escrito final (40%).