
Comunicação, Media e Estudos Organizacionais
Código
722011038
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Rogério Ferreira de Andrade
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Após a frequência da cadeira, deseja-se que os alunos se sintam capacitados para:
a) Construir uma visão global e articulada dos domínios da comunicação estratégica das organizações e dos estudos organizacionais;
b) Desenvolver uma boa capacidade de análise organizacional guiada pelo princípio de que os processos e estruturas de sentido podem ser tão eficientemente geridas quanto os processos e estruturas materiais das organizações;
c) Compreender as relações complexas entre media, processos de mediatização e processos organizacionais;
d) Agir com base na noção de que é nos media e nos novos media, embora não exclusivamente, que se jogam hoje as estratégias comunicacionais quer as edificadoras, quer as erosivas das organizações e dos seus líderes/gestores.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O seminário pretende apresentar aos participantes o mundo muito diversificado das organizações (empresas, instituições, organizações políticas, organizações não-governamentais, organizações do terceiro sector, ciber-organizações, estruturas inter-organizacionais, etc), bem como os seus ambientes paradoxais crescentemente influenciados pelos media e novos media. O enfoque do seminário será predominantemente nos aspectos representacionais e simbólicos das organizações. Propõem-se vários módulos que desenvolvem temas como sentido, cultura organizacional, narrativas, stakeholders ou, ainda, comunicação estratégica, inspirando-nos em textos oriundos quer dos estudos organizacionais, quer dos estudos de comunicação e de media.
Tópicos específicos a desenvolver nas sessões:
1. Organizações e estudos organizacionais
2. Ambientes paradoxais das organizações
3. Processos de criação e de interpretação de sentido
4. Narrativas e culturas organizacionais
5. Estratégia e comunicação estratégica das organizações
6. Análise de stakeholders
7. Estudo de casos (transversal aos restantes tópicos)
Bibliografia
VAN RIEL (2007), Essentials of corporate communication, Routledge.
FRIEDMAN, Andrew; MILES, Samantha (2006), Stakeholders: Theory and practice, Oxford University Press.
JABLIN, Fredrick; PUTNAM, Linda (2001), The new handbook of organizational communication: Advances in theory, research and methods, Sage.
HATCH, Mary Jo (1997), Organization Theory: Modern, symbolic and postmodern perspectives, Oxford University Press.
SCOTT, W. Richard (1995), Institutions and organizations, Sage.
Método de ensino
Sessões com carácter expositivo e discussão subsequente;
Sessões práticas para desenvolver temas específicos com envolvimento activo dos participantes;
Acompanhamento de projectos e de pesquisas individuais.
Método de avaliação
Nota de Leitura escrita + Apresentação oral: 30%;
Artigo de Investigação: 60%;
Avaliação presencial (assiduidade, participação nas sessões e qualidade dos contributos): 10%