
Filosofia da Comunicação
Código
722011053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a. Discutir e compreender as principais questões filosóficas relativas à comunicação verbal;
b. Explorar diversos puzzles acerca da significação e da comunicação;
c. Estabelecer uma interface entre a Filosofia e as Ciências da Linguagem, especificamente no que diz respeito à Semântica e a Pragmática;
d. Fornecer aos alunos as ferramentas conceptuais necessárias para uma análise crítica da comunicação.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Significado e referência.
2. Descrições definidas.
3. A teoria descritivista dos nomes próprios.
4. A teoria da referência directa.
5. Teorias tradicionais da significação.
6. A significação como «uso».
7. A teoria da significação de Grice.
8. O verificacionismo.
9. A teoria verocondicional de Davidson.
10. Significação e mundos possíveis.
11. Pragmática: indexicais e demonstrativos.
12. Actos de fala.
13. Grice e o «querer dizer».
14. Metáfora.
Bibliografia
Lycan, William, 2008. Philosophy of Language: A Contemporary Introduction, 2nd ed. Routledge.
Método de ensino
O ensino baseia-se na exposição teórica da matéria e na discussão dos temas apresentados em cada aula, com exemplos de aplicações práticas.
Método de avaliação
Cada aluno será avaliado por um elemento escrito presencial (teste), que é relativo a toda a matéria dada, e pela realização de um pequeno trabalho escrito individual. O teste terá um peso de 60% na nota final, e o trabalho escrito um peso de 40%.