
Os Mercados e o Comportamento do Consumidor
Código
722011070
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Ana Margarida Barreto
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer os principais instrumentos conceptuais necessários à análise do comportamento do consumidor;
b) Saber como devem ser adaptadas as estratégias de marketing aos elementos que determinam o comportamento do consumidor.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1.Os mercados: Conceito de mercado; tipos de mercados.
2.Os estudos de mercado; qualitativos e quantitativos.
3.O Sistema Central de Marketing.
4.Oportunidades versus objectivos de mercado.
5.Tipos de crescimento.
6.Principais elementos que determinam o comportamento dos consumidores:
a.Elementos racionais (lógicos);
b.Elementos simbólicos;
c.Elementos emocionais,
7.A psicologia do consumidor: como é que o consumidor selecciona por entre as diversas alternativas àquela que representa a sua preferência.
8.A influência do meio sociocultural nas escolhas do consumidor: acesso à informação, família, cultura e media.
9.Motivação e estratégias de decisão entre produtos que diferem em nível de interesse e importância para o consumidor.
10.Principais estratégias de marketing a adoptar tendo em vista a decisão do consumidor.
11.O Modelos dos seis O´s.
12.Os modelos de organização para a Compra: da aprendizagem Modelo Sociológico; Modelo Económico; Modelo Psicanalítico.
Bibliografia
PARASURAMAN [2004] Marketing Research.
SCHIFFMAN, L. & KANUK [2006] Consumer Behavior. Prentice Hall.
SHIMP, T. A. [2003] Advertising, Promotion and Supplemental Aspects of Integrated Marketing Communications.
KOTLER, Philipe Marketing.
Método de ensino
O ensino baseia-se na exposição teórica (60%) da matéria pelo professor e na realização, nas aulas práticas (40%) quer de exercícios, quer de apresentações orais de trabalho de grupo e debates em torno de alguns temas. Cada aluno deverá realizar dois pequenos trabalhos escritos individuais nos quais se levarão a cabo estudos de casos.
Método de avaliação
Cada aluno será avaliado por um elemento escrito presencial (teste ou exame), que é relativo a toda a matéria dada, e pela realização de dois pequenos trabalhos individuais.