
Questões Contemporâneas do Jornalismo
Código
722011076
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Paulo Nuno Vicente
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Propomo-nos enquadrar as questões e os principais desafios que actualmente se colocam ao jornalismo, com o advento da Internet. É através da análise dos problemas concretos, e da reflexão sobre a teoria já produzida neste campo, que os alunos se aperceberão das mais recentes características de um negócio em profunda mudança.
Pretende-se que o(a) aluno(a):
1) adquira uma boa compreensão dos desafios que actualmente se colocam ao exercício do jornalismo;
2) aprofunde os seus conhecimentos sobre a convergência de meios e as alterações que a Internet trouxe ao campo jornalístico;
3) perceba o efeito que as redes sociais e o jornalismo colaborativo pode trazer à definição da própria profissão de jornalista.
Pré-requisitos
Nenhuns
Conteúdo
Os principais tópicos do seminário são: a) a análise da situação actual da imprensa em todo o mundo, bem como as estratégias utilizadas pelos jornais para combater a constante rarefacção dos seus leitores; b) a análise das alterações produzidas no jornalismo pela introdução da Internet nas redacções, com frequente recurso aos estudos produzidos nesta área em todo o mundo; c) o estudo das tendências de convergência e os seus efeitos no campo jornalístico; d) o estudo do fenómeno emergente a que se convencionou chamar jornalismo participativo (ou jornalismo de cidadãos) e as suas consequências na definição da própria profissão jornalística; e) a apresentação de algumas das novas ferramentas profissionais que têm ajudado a modificar o papel dos jornalistas nas redacções, tanto na produção de novos conteúdos como numa maior aproximação a fontes e leitores.
Bibliografia
GILLMOR, Dan (2005) Nós, os media, Presença, Lisboa.
JENKINS, Henry (2006) Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, New York University Press, New York.
MEYER, Philip (2004) The Vanishing Newspaper, University of Missouri Press, Columbia.
PROJECT for Excellence in Journalism (2012) State of News Media 2012, http://stateofthemedia.org/2012/
RHEINGOLD, Howard (2002) Smart Mobs: The Next Social Revolution. Perseus Publishing, Cambridge.
More recent texts will be available in a wiki specially built for this course.
Método de ensino
As aulas serão um misto de exposição teórica por parte do docente, discussão colectiva de textos previamente distribuídos e análise prática de materiais jornalísticos.
Método de avaliação
A avaliação distribui-se por três elementos:
1. Um trabalho final, estruturado como um ensaio académico, sobre um dos temas incluídos no programa (50%);
2. A participação na aula, nomeadamente através da leitura de textos e outros materiais pedagógicos, e o contributo para a dinamização de pelo menos uma parte de uma das sessões lectivas, com entrega posterior de materiais escritos (30%);
3. Uma apresentação individual sobre uma das novas tecnologias que a Internet disponibilizou aos jornalistas (e aos cidadãos) e os seus efeitos no campo jornalístico (20%).