
Media, Crianças e Jovens
Código
722011099
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Cristina Ponte
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que, na conclusão desta unidade curricular, o estudante seja capaz de:
a) Identificar a natureza construída de instâncias sociais como infância e juventude, e de as situar histórica e culturalmente;
b) Perspectivar criticamente a representação mediática de crianças e jovens, nomeadamente no discurso noticioso de informação geral e em conteúdos que lhes são especialmente destinados;
c) Analisar dimensões dos usos dos media por parte de crianças e jovens, numa perspectiva geracional;
d) Conhecer linhas de pesquisa sobre crianças e media, sabendo situá-las no seu contexto histórico e nos paradigmas de conhecimento em que se situam;
e) Identificar e explorar estes temas no contexto da sociedade portuguesa, caracterizando linhas de semelhança e de diferença em relação a contextos internacionais;
f) Pesquisar, recolher, referenciar e analisar criticamente documentos de diversa índole (testemunhos orais, textos jornalísticos, literários, jurídicos, visuais, audiovisuais e outros), integrados nas temáticas da unidade curricular;
g) Produzir um trabalho final de qualidade sobre uma das temáticas da unidade curricular.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
I parte: Os media na construção moderna da infância. Particularidades do contexto português.
1. Da emergência do conceito moderno de infância à sua consolidação nas sociedades industrializadas dos anos 50
2. Contributos dos media para a construção moderna da infância. Discursos e representações. As vagas de media panic anteriores à televisão
3. Condições da infância em Portugal: tradição e modernidade do século XIX aos anos 1960
4. Media e infância em Portugal até 1974.
II Parte: Media e infância na contemporaneidade
5. A infância no contexto da globalização. A Convenção dos Direitos da Criança. Do consenso às realidades, 20 anos depois.
6. Representações de crianças nos media: Erotismo, euforia, ansiedade. O lugar do consumo nas culturas de infância e nas representações de género. O discurso informativo e padrões da cobertura jornalística.
8. Relação crianças e televisão, dos primórdios do serviço público à televisão global da era digital. Regulações europeias.
9. Pesquisas contemporâneas sobre crianças e media, novos paradigmas e perspectivas críticas. A pesquisa sobre crianças e media em Portugal.
10. As experiências de infância com os media numa perspectiva geracional.
Bibliografia
DORTNER, K., Livingstone, S. (2008). International Handbook of Children, Media and Culture. London: Sage
PEREIRA, S. (2007). Por detrás do ecrã. Televisão para crianças em Portugal. Porto: Porto Editora
BUCKINGHAM, D. e WILLET, R. (2006). Digital Generations. Children, Young People and New Media. London: LEA
PONTE, C. (2005). Crianças em Notícia. A construção da infância pelo discurso jornalístico. Lisboa, Instituto de Ciências Sociais
LIVINGSTONE, S. (2002). Young People and New Media. London: Sage
Método de ensino
Tratamento teórico-prático dos pontos do programa, combinando discussão de textos teóricos e de estudos empíricos, com debates com especialistas e profissionais.
Método de avaliação
Participação activa nas sessões, com apresentação de textos, denotando leituras criticas e acompanhamento dos trabalhos, bem como realização de tarefas indicadas em cada sessão (30%).
Pesquisa com vista à produção de um trabalho escrito de pesquisa (cerca de cinco mil palavras), sobre um dos pontos do Programa, com inclusão de análise de dados (70%).